Citações

As citações são referências às informações extraídas de livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes. Elas servem para esclarecer ou sustentar o assunto do texto.

Atenção

Toda vez que a ideia, parte de texto, conteúdo de autoria de outra pessoa, for mencionada no trabalho, deverá haver a citação da fonte, ou seja, de onde foi tirado. Assim, todo e qualquer parágrafo do trabalho que não contiver a citação da fonte será entendido como de produção intelectual de quem está escrevendo o trabalho. Tenha cuidado, pois o simples “esquecimento” de citação de uma fonte pode gerar processos administrativos e judiciais, por plágio!

A seguir, serão apresentadas as regras para sua utilização, conforme a ABNT NBR 10520:2002. Alguns exemplos utilizados neste manual foram retirados da mesma.

a) « citações diretas: é a transcrição literal de trechos da obra do autor consultado. Deve-se indicar o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página de onde foi retirada a citação. »

  • se a citação direta possuir até três linhas (citações curtas), ela deve ser inserida entre aspas duplas e dentro do texto;

  • se o sobrenome do autor for colocado no corpo do texto, apenas a inicial do sobrenome é escrita em letra maiúscula;

ExemploExemplo

Chiavenato (1994, p.165) diz que “em termos de comportamento, a motivação pode ser conceituada como esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo”.

  • se o sobrenome for apresentado dentro dos parênteses, deve ser escrito em letras maiúsculas;

ExemploExemplo

“Em termos de comportamento, a motivação pode ser conceituada como esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo” (CHIAVENATO, 1994, p. 165).

  • se a citação possuir mais de três linhas (citação longa) ela deverá ser escrita em um parágrafo independente com recuo de 4cm, fonte em tamanho 10, espaço entre linhas simples e sem aspas.

ExemploExemplo 1

O conhecimento envolvido nas atividades organizacionais já tem sido abordado desde as primeiras teorias da administração, ao menos indiretamente, tanto pelas teorias da linha da administração dita “científica”, quanto pela linha das “relações humanas”. Mesmo antes da revolução industrial e do advento dos estudos da administração, a forma de produção artesanal nas oficinas que produziam sob encomenda já fazia intenso uso da aprendizagem pela prática, por meio da transferência de conhecimentos entre mestres e aprendizes. (SILVA, 2004, p. 143).

ExemploExemplo 2

Para Silva (2004, p.143):

O conhecimento envolvido nas atividades organizacionais já tem sido abordado desde as primeiras teorias da administração, ao menos indiretamente, tanto pelas teorias da linha da administração dita “científica”, quanto pela linha das “relações humanas”. Mesmo antes da revolução industrial e do advento dos estudos da administração, a forma de produção artesanal nas oficinas que produziam sob encomenda já fazia intenso uso da aprendizagem pela prática, por meio da transferência de conhecimentos entre mestres e aprendizes.

b) « citações indiretas: é a reprodução de ideias de outros autores com as próprias palavras o autor do trabalho. Neste caso, a indicação das páginas consultadas é opcional. Pode ser feita das seguintes maneiras: »

  • sobrenome do autor dentro do texto:

ExemploExemplo

Teles (2009) afirma que a introdução de sistemas de comunicação mediadas por computador tem trazido novas práticas de ensino.

  • sobrenome do autor entre parênteses:

ExemploExemplo

A introdução de sistemas de comunicação mediadas por computador tem trazido novas práticas de ensino. (TELES, 2009).

c) « citação com dois autores - tanto para citações diretas quanto indiretas - procede-se das seguintes formas: »

  • sobrenome dos autores dentro do texto;

ExemploExemplo 1:

Segundo Lakatos e Marconi (2003, p. 159) “problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução.”

  • sobrenome dos autores dentro dos parênteses, separados por ponto-e-vírgula;

ExemploExemplo 2:

É importante lembrar que ao escolher o tema, o aluno deve levar em consideração qual será o seu tempo disponível, o seu interesse e a determinação para prosseguir seu estudo e terminá-lo. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 158).

d) « citação com três autores - tanto para citações diretas quanto indiretas - procede-se das seguintes formas: »

  • sobrenome dos autores dentro do texto;

ExemploExemplo 1:

Para Alvarenga Neto, Barbosa e Pereira (2007, p.11) “As organizações do conhecimento não são ilhas, e sim redes de nós e conexões aparentemente sem limites que constituem redes de significações, conhecimentos e negócios.”

  • sobrenome dos autores dentro dos parênteses, separados por ponto-e-vírgula;

ExemploExemplo 2:

“As organizações do conhecimento não são ilhas, e sim redes de nós e conexões aparentemente sem limites que constituem redes de significações, conhecimentos e negócios.” (ALVARENGA NETO; BARBOSA; PEREIRA, 2007, p.11).

Atenção

Nos casos em que o sobrenome indica o grau de parentesco como Filho, Neto, Júnior e Sobrinho, coloca-se primeiro o sobrenome que antecede o grau de parentesco, como é o caso de Alvarenga Neto.

e) « citação com mais de três autores - tanto para citações diretas quanto indiretas - indica-se apenas o nome do primeiro autor, seguida da expressão “et al.”: »

  • dentro do texto;

ExemploExemplo 1:

De acordo Atkinson et al. (2000), contabilidade gerencial é o processo de produzir informações operacionais e financeiras para funcionários e administradores, tais processos devem ser direcionados pelas necessidades de informações dos indivíduos internos da empresa e devem orientar suas decisões operacionais e de investimento.

  • dentro dos parênteses;

ExemploExemplo 2:

A floresta estacional semidecidual no interior do Estado de São Paulo é um exemplo claro desse processo. Atualmente, esse ecossistema está representado por pequenos fragmentos bastante isolados, imersos numa paisagem dominada pela agricultura e grandes centros urbanos (NASCIMENTO et al., 1999).

f) « citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso ao original, mas que foi citado por um segundo autor em outra obra. Neste caso, deve-se citar o sobrenome do autor da ideia original, seguido da expressão apud, ou citado por. Nas referências bibliográficas, deve-se inserir apenas a obra realmente consultada. A seguir são apresentados alguns exemplos que mostram como pode-se proceder para realizar este tipo de citação: »

ExemploExemplo 1

Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]

ExemploExemplo 2

“[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

ExemploExemplo 3

No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

ExemploExemplo 4 (citação direta com mais de três linhas):

[...] mas, qualquer que seja o tipo, alguém só é um empreendedor quando efetivamente leva a cabo novas combinações, e perde esse caráter assim que tiver montado o seu negócio, quando dedicar-se a dirigi-lo, como outras pessoas dirigem seus negócios. (SCHUMPETER, 1982 p. 56, apud LEITE; MELO, 2008, p. 37).

g) « citações retiradas da internet: para estas citações, pode-se prosseguir das seguintes maneiras: »

  • inserir o nome da página consultada dentro dos parênteses.

ExemploExemplo

“Vulcão é um ponto da superfície terrestre por onde o material fundido (magma), gerado no interior da terra e, ocasionalmente, material não fundido são expelidos.” (INFOESCOLA, 2008).

  • se não tiver data de publicação, colocar a data em que o documento foi acessado.

ExemploExemplo

Os solos formados por lava arrefecida que ficam aos arredores de vulcões, tendem a ser bastante férteis para a agricultura. (WIKIPEDIA, acesso em 04 fev. 2013).

h) « citações indiretas de diversos documentos de vários autores: devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. »

ExemploExemplo 1

Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

ExemploExemplo 2

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

i) « citação de entidades coletivas conhecidas por siglas: na primeira citação deve-se inserir o nome por extenso seguido da sigla. »

ExemploExemplo

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU, 2012) existem 111 milhões de pessoas que vivem em favelas na América latina.

Nas próximas citações da mesma entidade deve-se colocar apenas a sigla: ONU (2012) ou (ONU, 2012).

j) « informações verbais: se a citação tratar de dados obtidos por informações verbais, deve-se indicar, entre parênteses a expressão “informação verbal”, inserindo os dados disponíveis no rodapé. »

ExemploExemplo

No texto:

O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)1.

Sintaxe

No rodapé da página:

_________________

1 Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

k)« citação de trabalhos em fase de elaboração: deve ser indicado, entre parênteses, a expressão “em fase de elaboração”, inserindo-se os dados disponíveis em nota de rodapé. »

ExemploExemplo

No texto:

Os poetas selecionados contribuíram para a consolidação da poesia no Rio Grande do Sul, séculos XIX e XX (em fase de elaboração)1.

Sintaxe

No rodapé da página:

_________________

1 Poetas rio-grandenses, de autoria de Elvo Clemente, a ser editado pela EDIPUCRS, 2002.

l) « ênfase em trechos de citação: para enfatizar a citação deve-se destacar o trecho, indicando, entre parênteses, a expressão “grifo nosso” após a chamada da citação, ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada. »

ExemploExemplo 1

“Em termos de comportamento, a motivação pode ser conceituada como esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo” (CHIAVENATO, 1994, p. 165, grifo nosso).

ExemploExemplo 2

“[...] desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).

Atenção

Para suprimir trechos de citação utiliza-se os sinais: [...]

m) « tradução de citação: se o autor do trabalho traduziu o texto, deve-se incluir a expressão “tradução nossa”entre parênteses, após a citação. »

Exemplo

“Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).

n) citações de mesmo autor ou homônimo e com mesmo ano de publicação: deve-se acrescentar a letra do alfabeto junto ao ano de publicação.

Exemplo

De acordo com Alves (2009a), o marco de referência oficial da EAD, no Brasil, foi em 1904 com a instalação das Escolas Internacionais.

De acordo com Alves (2009b, p. 188), "o ambiente Moodle é um software livre, que apresenta interfaces de comunicação e gerenciamento de informações que poderão mediar as atividades, tanto na modalidade presencial quanto a distância."

ImprimirImprimir