Estamos entre as Universidades de Excelência com Nota 4 (Escala de 1 a 5)

As FIO mais uma vez no Ranking do MEC com as Melhores Universidades do País.

Guia do Estudante 2017

Administração☆☆☆
Agronomia☆☆☆
Artes Visuais☆☆☆☆
Ciências Biológicas (Licenciatura)☆☆☆
Ciências Contábeis☆☆☆
Direito☆☆☆
Pedagogia☆☆☆☆
Psicologia☆☆☆
Sistemas de Informação☆☆☆

Guia do Estudante 2016

Administração☆☆☆
Ciências Contábeis☆☆☆
Direito☆☆☆
Pedagogia☆☆☆
Psicologia☆☆☆

Guia do Estudante 2015

Administração☆☆☆☆
Ciências Contábeis ☆☆☆
Direito☆☆☆☆
Pedagogia☆☆☆
Psicologia☆☆☆
Agronomia☆☆☆
Farmácia☆☆☆

Guia do Estudante 2014

Administração ☆☆☆
Direito ☆☆☆
Ciências Contábeis ☆☆☆
Enfermagem☆☆☆
Farmácia ☆☆☆
Pedagogia ☆☆☆
Psicologia ☆☆☆
Sistemas de Informação☆☆☆

Benefícios nas FIO

Conheca os programas que as FIO tem a oferecer aos seus alunos

Bolsa Irmão

No programa "Bolsa Irmão" se o acadêmico tiver mais de uma pessoa estudando nas Faculdades FIO ou no Colégio Santo Antônio Objetivo de Ourinhos, com parentesco de primeiro grau (pai, mãe, filho e cônjuge) e dependentes da mesma renda familiar.

O acadêmico pode solicitar junto ao departamento financeiro desconto de 5% para cada um dos membros familiares através do preenchimento de um cadastro devidamente comprovado.

No caso do acadêmico possui mais de dois dependentes o desconto será de 7% para cada um dos membros familiares.

Bolsa Reembolsável

O programa de "Bolsa Reembolsável", possibilita ao aluno concorrer a uma bolsa de estudos reembolsável correspondente a porcentagem de 30% a 50% do valor da mensalidade.


Como Solicitar

Primeiro o aluno deverá estar regularmente matriculado. Daí então basta comparecer na Secretara de Bolsas e solicitar o "formulário socioeconômico para bolsa reembolsável" e preenchê-lo. Após devolver o formulário, ele será encaminhado para uma comissão formada por professores, funcionários e alunos, que analisarão e atribuirão uma pontuação para cada ítem solicitado.

ATENÇÃO:

O total de vagas para o Programa Bolsa Reembolsável 2017 será limitado a 17% (dezessete por cento) do número de alunos matriculados por curso.

Critério de Avaliação:

O Critério de Avaliação que o Departamento Administrativo/Financeiro da Fundação Educacional “Miguel Mofarrej” irá utilizar é a avaliação do questionário socioeconômico preenchido pelos alunos que se inscreverem no Programa Bolsa Reembolsável. Em caso de empate, prevalecerá a maior nota obtida na Prova do Vestibular FIO 2017.

Desconto Maior Idade

Os candidatos com idade igual superior a 45 anos podem solicitar no Departamento Financeiro o desconto de 30% nas mensalidades de qualquer curso de graduação nas Faculdades FIO.

Este programa de desconto existe desde 2011 e é concedido no exato momento em que é feita a matrícula (desde que solicitado), bastando estar com os documentos de identidade originais em mãos.

Desconto Pontualidade

As Faculdades FIO concedem 17,5% de Desconto Pontualidade aos seus acadêmicos de graduação, para o pagamento da mensalidade até o dia 10 de cada mês.

*O desconto é calculado no momento do pagamento em qualquer banco ou casas lotéricas.

FIES - Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Plano Safra (somente para os alunos de Agronomia)

É um plano de pagamento concedido pelas Faculdades FIO para alunos do curso de Agronomia com dificuldades financeiras mensais.

Ao aderir ao Plano, o aluno (ou seus pais) tem a oportunidade de agendar o pagamento das suas mensalidades durante todo o semestre em uma data que melhor se adeque à comercialização de sua safra ou período de melhor renda financeira.

*Neste plano, todas as 6 mensalidades do semestres estarão somadas em um único boleto bancário referente ao valor vigente de mensalidade sem desconto pontualidade.

Programa Segunda Graduação

Para o aluno que já têm uma graduação existem ainda mais descontos! São 2 modalidades com percentuais diferentes incididos no valor bruto de qualquer curso de graduação.


Modalidade I

Desconto de 30% (trinta por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de Graduação das Faculdades Integradas de Ourinhos;


Modalidade II

desconto de 25% (vinte e cinco por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de curso superior de qualquer outra Faculdade, Centro Universitário ou Universidade. Esta modalidade é válida desde 2010.

O aluno ainda pode gozar do benefício "desconto pontualidade", ou seja, mais 17,5% de desconto no valor restante da mensalidade para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês.

Transporte Circular Gratuito

Para os alunos matriculados em curso de graduação das FIO e moram na cidade de Ourinhos, as FIO oferecem transporte circular gratuito da cidade de Ourinhos até o campus das FIO.
Através de convênio entre as FIO e a Empresa AVOA, você têm ainda mais motivos que facilitam seu acesso a faculdade.


Como adquirir

Faça o vestibular e realize sua matrícula. Assim que estiver regularmente matriculado, você já pode solicitar o atestado de matrícula. Basta apresentar este documento no escritório da AVOA para que seja providenciado seu "Cartão de passes aluno FIO".

Entre em contato com a secretaria geral das FIO para mais esclarecimentos pelo (14)3302-6422.
Para saber sobre os horários de atendimento no escritório da AVOA e quais outros documentos podem ser necessário,
ligue para (14) 3302-3233 / 3302-2335.

Observações:
- Não é permitido ao aluno das FIO beneficiado em Programas de Bolsas e/ou Convênios (Bolsa Irmão, Bolsa Reembolsável, Desconto Maior Idade, FIES - Financiamento Estudantil, Plano Safra - Agronomia e Programa Segunda Graduação) usufruir de mais de um programa de benefício.
- Em nenhuma hipótese a Bolsa e/ou Convênio será estendida para disciplina(s) em regime de dependência e nem cobrirá despesas não relacionadas à mensalidade como: emissão de documentos, requerimento em geral, provas substitutivas, entre outros.
- A Bolsa/Convênio tem caráter pessoal, intransferível, inalienável e em nenhuma
- Para maiores informações entrar em contato com o Setor de Bolsas através do telefone: (14) 3302 6400.
Image

Cursos Ofertados

Dúvidas Frequentes

Dúvidas? Fique tranquilo! Nós lhe ajudamos.

Como Funciona o Vestibular Agendado?

Após a realização do Vestibular Geral FIO 2018 do dia 26 de novembro de 2017, o candidato interessado deve entrar em contato conosco através do telefone 0800 770 8788 ou do site: www.fio.edu.br para agendar seu Vestibular em sua melhor disponibilidade de tempo.

– Datas e Horários:

As Faculdades Integradas de Ourinhos disponibilizam os seguintes dias e horários para a realização do Vestibular Agendado:

– Terças-Feiras e Quintas-Feiras nos seguintes horários:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 14h às 17h
Noite: 19h às 22h

– Sábados:
Manhã: 09h às 12h

– Duração da Prova:
03 (três) horas

– Provas
Todas as provas versarão sobre conhecimentos que não excedam ao nível do Ensino Médio.
A prova 1 (p1) de Redação, tem valor máximo de 20 (vinte) pontos;
A prova 2 (p2) de Conhecimentos Gerais apresenta 40 (quarenta) questões multidisciplinares versando sobre os programas: a) Língua Portuguesa e Literatura; b) Língua Estrangeira (inglês); c) Matemática; d) Biologia; e) Geografia; f) Física; g) História e h) Química. Cada questão possui peso 2 (dois), portanto as questões da P2 totalizam 80(oitenta) pontos que serão realizadas pelo candidato(a).
O idioma utilizando na prova de Língua Estrangeira é o INGLÊS.
Fica desclassificado o candidato que obter na prova 1 (p1) de Redação pontuação inferior a 08 (oito) ou não comparecer em qualquer das provas ou que tenha efetivado a inscrição usando documentos ou informações falsas além de outros meios ilícitos.
Não há revisão de provas.

Como utilizar a minha nota do Enem?

As Faculdades Integradas de Ourinhos oferecem ao candidato a possibilidade de utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em qualquer ano, para isentar o candidato da Prova de Vestibular Tradicional.

Procedimentos que o candidato deve fazer para adquirir sua isenção

O candidato deve acessar o site: http://inep.gov.br/, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), clicar no menu Educação Básica e escolher a opção ENEM e clicar no banner “Acesse Aqui” o resultado individual e imprimir o seu Comprovante de Desempenho.

Atenção: Sua pontuação deve estar acima da pontuação mínima definida pelas FIO em seu Edital do Vestibular, publicado no site www.fio.edu.br

Já possuo um Curso Superior, tenho algum benefício?

Sim! Se você já concluiu um Curso Superior você tem alguns benefícios estudando nas Faculdades Integradas de Ourinhos:

Vestibular

O candidato prestará apenas a prova de Redação desde que realize/agende sua inscrição após, a realização da Prova do Vestibular Geral FIO 2018 do dia 26 de novembro de 2017.
OBS: Para o candidato prestar apenas a prova de Redação ele deverá se inscrever no Vestibular Agendado após a realização do Vestibular Geral.

Atenção:

A inscrição para o Vestibular é realizada através do telefone 0800 770 8788 ou pessoalmente no Departamento de Marketing FIO.

No dia da aplicação da Prova de Redação o candidato tem que trazer, no Departamento de Marketing (obrigatório), xerox do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso (Frente e Verso). Sem a apresentação desses documentos o candidato terá que prestar a Prova do Vestibular Completa.

OBS: Os candidatos que já possuem uma Graduação ainda contam com duas modalidades de descontos:

Modalidade I: desconto de 30% (trinta por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de Graduação das Faculdades Integradas de Ourinhos;

Modalidade II: desconto de 25% (vinte e cinco por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de curso superior de qualquer outra Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

As Faculdades Integradas de Ourinhos oferecem ao candidato a possibilidade de utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em qualquer ano, para isentar o candidato da Prova de Vestibular Tradicional.

Posso realizar transferência do meu curso para a FIO?

Sim!

Se você quer realizar seu sonho venha para as FIO.

Faça a sua transferência para as FIO e venha estudar na melhor Faculdade da região de Ourinhos.

Entre em contato com Departamento Comercial das FIO e conheça o Programa Especial de Transferência, através do telefone 0800 770 8788 e venha negociar valores de mensalidade e veja como aproveitar as disciplinas que você já cursou.

Quais os documentos necessários para realizar a Matrícula?

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, em cópia simples, com apresentação dos documentos originais:

Certificado ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (duas vias);
Certidão de Nascimento ou Casamento (duas vias);
Cédula de Identidade (duas vias);
CPF (do candidato ou do responsável legal, se menor de 18 anos – duas vias);
3 fotos 3x4 (recentes);
Título de Eleitor (uma via);
Carteira de Reservista (uma via);
Comprovante de Residência.

Caso o aluno seja menor de 18 anos, a matrícula deverá ser efetuada por seus pais ou responsável legal, munido de cópia de seu R.G. e C.P.F.

Como é o conteúdo programático das provas?

Todas as provas versarão sobre conhecimentos que não excedam ao nível do Ensino Médio.

A prova 1 (p1) de Redação, tem valor máximo de 20 (vinte) pontos;

A prova 2 (p2) de Conhecimentos Gerais apresenta 40 (quarenta) questões multidisciplinares versando sobre os programas: a) Língua Portuguesa e Literatura; b) Língua Estrangeira (inglês); c) Matemática; d) Biologia; e) Geografia; f) Física; g) História e h) Química. Cada questão possui peso 2 (dois), portanto as questões da P2 totalizam 80(oitenta) pontos que serão realizadas pelo candidato(a).

O idioma utilizando na prova de Língua Estrangeira é o INGLÊS.

Fica desclassificado o candidato que obter na prova 1 (p1) de Redação pontuação inferior a 08 (oito) ou não comparecer em qualquer das provas ou que tenha efetivado a inscrição usando documentos ou informações falsas além de outros meios ilícitos.

Não há revisão de provas.

Bolsa Reembolsável, documentos necessários

Do Aluno:

Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do comprovante de renda; e
Certidão de Nascimento/Casamento

Do Fiador:

Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do comprovante de renda (3 vezes o valor da metade da mensalidade para BOLSA REEMBOLSÁVEL ou 3 vezes o valor da parcela para NEGOCIAÇÂO);
Certidão de nascimento/casamento; e
Certidão negativa do SERASA.

Cônjuge Do Fiador:

Cópia do RG;
Cópia do CPF; e
Profissão.

Como fico sabendo do resultado?

A relação dos alunos pré-aprovados e o percentual de cada bolsa são divulgados no site das FIO e também nos murais (físicos) da secretaria de bolsas.
Maiores informações Departamento de Bolsas FIO através do telefone: (14) 3302 6400 – Ramal: 6419

Como funciona o uso da minha nota do ENEM?

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: o candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do processo seletivo 2018/1 para ingressar nas FIO.

Nesse caso, basta fazer a inscrição no Campus das FIO e entregar uma fotocópia autenticada do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM no ato ou até o dia de realização de prova, no Departamento de Vestibular do Campus FIO, não sendo aceito posteriormente. A nota do ENEM será obtida por meio da seguinte fórmula: (nota objetiva do ENEMx20)/100 + (nota redação do ENEM x10)/100.

O candidato que apresentar nota da redação do ENEM inferior a 300 (trezentos), numa escala de 0(zero) a 1000 (mil) deverá optar pela prova tradicional. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: o candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do processo seletivo 2018/1 para ingressar nas FIO. Nesse caso, basta fazer a inscrição no Campus das FIO e entregar uma fotocópia autenticada do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM no ato ou até o dia de realização de prova, no departamento de Vestibular do Campus FIO, não sendo aceito posteriormente.

Nessas condições, estará concorrendo a 30% do total de vagas oferecidas de cada curso/ turno do Processo seletivo 2018 – 1º semestre. A nota do ENEM será obtida por meio da seguinte fórmula: (nota objetiva do ENEMx20)/100 + (nota redação do ENEM x10)/100. O candidato que apresentar nota da redação do ENEM inferior a 300 (trezentos), numa escala de 0(zero) a 1000 (mil) deverá optar pela prova tradicional.

Procedimentos que o candidato deve fazer para adquirir sua isenção



As Faculdades Integradas de Ourinhos oferecem ao candidato a possibilidade de utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) após a realização do Vestibular Geral FIO 2018 do dia 26 de novembro de 2017.

Procedimentos que o candidato deve fazer para adquirir sua isenção:

O candidato deve acessar o site: http://inep.gov.br/, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), clicar no menu Educação Básica e escolher a opção ENEM e clicar no banner “Acesse Aqui” o resultado individual e imprimir o seu Comprovante de Desempenho.

Atenção: Sua pontuação deve estar acima da pontuação mínima definida pelas FIO em seu Edital do Vestibular, publicado no site www.fio.edu.br

Veja o campus das FIO

Rodovia BR-153 - Km 338,42 - S/N - Bairro Água do Cateto - Ourinhos - SP - CEP: 19.909-100

Ainda na dúvida?

Clique no Link abaixo e cadastre-se que entraremos em contato o quanto antes!

* Fique tranquilo, não iremos fazer spam com o seu número. Veja a nossa Política de Privacidade para mais informações.