Farmacologia e Farmacoterapia

Apresentação do Curso

Banner Virtual Rotativo  Ps-Graduao-Farmacologia-e-Farmacoterapia 720x270px

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais portadores de Diploma em Curso Superior em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e áreas afins.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Mediante formação de turma.

Ficha de interesse aberta (inscrições abaixo)

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

 

As aulas ocorrerão em um final de semana por mês, sendo na sexta-feira das 19:20 às 22:55 horas e no sábado das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

24 meses

 

CARGA HORÁRIA

360 horas e elaboração da monografia ao longo do curso.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matrícula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matrícula não será devolvida ao aluno.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a)    Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)    Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)    Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer via original para conferência)

d)    Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)    Duas Fotos 3x4 recente (Originais, não podem ser digitalizadas)

f)     Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)    Currículo

h)    Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

 *Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 

 COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Paulo Roque Obreli Neto

 

 CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

 

 DISCIPLINAS E EMENTAS

 

 1. INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA CLÍNICA E TERAPÊUTICA E BOAS PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO

 

Princípios gerais da farmacologia clínica e terapêutica. Saúde baseada em evidências. Fundamentos da prescrição racional segundo a Organização Mundial de Saúde. Aspectos legais da prescrição de medicamentos. Documentação e registro da prescrição de medicamentos.

 2. FISIOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA

 

Introdução à fisiopatologia. Apresentação clínica (sinais e sintomas) dos distúrbios maiores e menores com maior prevalência e relevância clínica em nosso país. Metodologias de identificação e interpretação de sinais e sintomas específicos e inespecíficos.

 

 3. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Importância da comunicação interpessoal na avaliação do paciente, elaboração do plano de cuidados e monitoramento do paciente. Tipos de comunicação (verbal e não verbal). Componentes da linguagem verbal e não verbal. Fatores que interferem na comunicação interpessoal. Estratégias para melhorar a comunicação interpessoal. Comunicação em situações especiais (paciente irritado, paciente com barreiras de linguagem). Comunicação com outros profissionais de saúde.

 

4. FARMACOLOGIA GERAL

Descrição das etapas envolvidas nos processos de farmacocinética e farmacodinâmica, descrição de receptores e mediadores químicos envolvidos no funcionamento do sistema nervoso central e autônomo, definição de agonistas e antagonistas farmacológicos.

 

5. FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSA DE DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS E RESPIRATÓRIOS.

Métodos de avaliação do trato gastrointestinal, fisiopatologia dos principais distúrbios gastrointestinais (doença do refluxo gastroesofágico, doença da úlcera péptica), apresentação clínica dos principais distúrbios gastrointestinais, tratamento farmacológico dos principais distúrbios gastrointestinais. Fisiopatologia dos principais distúrbios respiratórios (asma, doença pulmonar obstrutiva crônica), apresentação clínica dos principais distúrbios respiratórios, tratamento farmacológico dos principais distúrbios respiratórios.

 

6. FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSA DOS DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES

Fisiopatologia da hipertensão arterial, apresentação clínica da hipertensão arterial, tratamento farmacológico da hipertensão arterial, fisiopatologia das dislipidemias, apresentação clínica das dislipidemias, tratamento farmacológico das dislipidemias, estratificação de risco para sindrome coronariana aguda, fisiopatologia do infarto do miocárdio, abordagem farmacoterapêutica na prevenção secundária do infarto do miocárdio.

 

7. FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSA DO DIABETES E DISTÚRBIOS TIREOIDEANOS

Fisiopatologia do diabetes, classificações do diabetes, apresentação clínica do diabetes, tratamento farmacológico do diabetes. Fisiopatologia dos distúrbios tireoideanos,apresentação clínica dos distúrbios tireoideanos, tratamento farmacológico dos distúrbios tireoideanos.

 

8. FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSA DA INFLAMAÇÃO E ANTIBIOTICOTERAPIA

Mediadores da inflamação, fisiopatologia do processo inflamatório, medicamentos utilizados nos processos inflamatórios, farmacoterapia do processo inflamatório.Estudo das bactérias e fungos causadores dos principais processos infecciosos, fisiopatologia dos principais processos infecciosos, apresentação clínica dos principais processos infecciosos, tratamento farmacológico dos principais processos infecciosos, resistência a antimicrobianos.

 

9. FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSADE DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS

Fisiopatologia da depressão, apresentação clínica da depressão, tratamento farmacológico da depressão, fisiopatologia da epílepsia, apresentação clínica da epilepsia, tratamento farmacológico da epilepsia, fisiopatologia da esquizofrenia, apresentação clínica da esquizofrenia, tratamento farmacológico da esquizofrenia.

 

10.  METODOLOGIA DA PESQUISA

Ciência e conhecimento científico, fontes de informação, métodos de pesquisa científica, etapas da pesquisa científica, planejamento da pesquisa científica, apresentação de dados, análise de dados, redação de trabalhos científicos.

 

11.  FISIOPATOLOGIA E TERAPIA MEDICAMENTOSA DE DISTÚRBIOS MENORES

Fisiopatologia, apresentação clínica, condições que requerem encaminhamento para profissional médico e tratamento farmacológico dos principais distúrbios menores.

 

12.  CONSIDERAÇÕES TERAPÊUTICAS EM GRUPOS ESPECÍFICOS (IDOSOS, GESTANTES E LACTANTES)

Alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas nestes grupos específicos. Medicamentos potencialmente inapropriados para uso em idosos. Classificação de risco de uso de medicamentos durante a gestação e lactação.

 

13. METODOLOGIA DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.

 

FICHA DE INTERESSE(CLIQUE AQUI)

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR 153 Km 338,42

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6400 / Fax: (14) 3302-6457

0800 770 8788

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.