Análises Clínicas

Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Profissionais portadores de Diploma em Curso Superior em Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Medicina e Áreas afins.


PREVISÃO DE INÍCIO

---

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), em média duas vezes por mês, respeitando-se os períodos de férias letivas.

DURAÇÃO

21 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

CARGA HORÁRIA
360 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

 

Obs.: Os cursos contarão com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.


FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).


NÚMERO DE VAGAS
Será necessário o número mínimo de 35 (trinta e cinco) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a)     Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)    Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)     Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer o original para conferência)

d)    Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)     Duas Fotos 3x4 recente (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f)     Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)     Currículo

h)     Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

BIOQUÍMICA CLÍNICA E INTERFERÊNCIA DE MEDICAMENTOS EM EXAMES LABORATORIAIS

Diagnóstico laboratorial e monitorização de patologias, alterações protéicas, de eletrólitos e oligoelementos; enfoca o equilíbrio ácido básico e seus distúrbios, demonstrando o emprego de tecnologia para diagnóstico e as correlações clínico-laboratoriais. Estudo das diversas formas de alterações in vivo  e in vitro do uso de medicamentos nas alterações significantes dos resultados de exames laboratoriais.


PARASITOLOGIA CLÍNICA
 
Estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico. Colheita e conservação do material biológico. Preparo de reativos e corantes. Métodos específicos que permitam o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sangüíneos e de helmintos. Coprológico funcional.


HEMATOLOGIA CLÍNICA

Hematologia: Conceito e generalidades; Patologia eritrocitária; Patologia leucocitária; Leucemias; Anticoagulantes utilizados em hematologia: Microscopia; Hemograma: Interpretação clínica do hemograma.


HEMOSTASIA E HEMOTERAPIA

Mecanismos fisiológicos da hemostasia; Distúrbios Hemostáticos e Técnicas de Avaliação Laboratorial. Principais metodologias sorológicas e imunológicas em Hemoterapia, bem como obtenção, uso clínico e administração do sangue e seus produtos hemoterápicos.



IMUNOHEMATOLOGIA ERITROCITÁRIA E LEUCOCITÁRIA

Sistemas de Classificação de grupos sanguíneos de importância transfusional. Diferentes técnicas empregadas para tipagem sanguinea e testes de Coombs. Discussão do papel biológico dos antígenos HLA. Ressaltando seus genes, produtos gênicos e aplicações clínicas e testes laboratoriais.


MICROBIOLOGIA E MICOLOGIA CLÍNICA

Técnicas de esterilização, preparo e funcionamento dos meios de cultura, bacterioscopia, isolamento e identificação de bactérias de interesse clínico de técnicas microbiológicas e métodos de antibiograma, e hemocultura. Estudo dos fungos e das principais infecções causadas por estes agentes patológicos e técnicas laboratoriais para identificação de infecções fungicas. Identificação dos fungos isolados empregando métodos baseados em achados morfológicos, bioquímicos, imunológicos e moleculares.


BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS E CITOGENÉTICA

Técnicas de Biologia Molecular, PCR, Digestão com enzimas de restrição, Eletroforese de DNA, Confecção de primers para dignóstico voltado às análises clínicas. Morfologia cromossômica, Aberrações numéricas e estruturais. Diagnóstico pré-natal. Mapeamento cromossômico através de técnicas empregadas no estudo dos cromossomos: Cariótipo Convencional com bandas, FISH, CGH, SKY.

 

IMUNOLOGIA E VIROLOGIA CLÍNICA

Conceitos básicos de imunologia, especificamente imunoglobulinas, reação antígeno-anticorpo e sistema de fixação de complemento. Aspectos teóricos e práticos das reações sorológicas de soroaglutinação, hemaglutinação, neutralização, precipitação, imunofluorescência e ensaios imunoenzimáticos. Interpretação e discussão de resultados dos principais exames de diagnóstico e prognóstico de doenças infecciosas, auto-imunes e imunodeficiências. Morfologia dos vírus HIV e HCV e HBV, Infectologia, Diagnósticos (Sorologia, NAT e Carga Viral) e Caracteristicas Patológicas das manifestações virais.


CITOPATOLOGIA CLÍNICA E FLUÍDOS CORPORAIS

Introdução a citopatologia. Métodos empregados em citopatologia. Citopatologia geral. Citopatologia hormonal, inflamatória e oncótica do trato genital feminino, do trato respiratório, da mama, da urina e de líquidos. Correlação clínico-citológica. Laudos citológicos.

 
BIOSSEGURANÇA EM ANÁLISES CLÍNICAS

Conceitos: risco e segurança. Regulamentação da biossegurança. Atendimento básico nas situações de emergência. Avaliação do biorisco e contenção biológica. Medidas de segurança pessoal, ambiental, equipamentos, arquitetônica e administrativa. Medidas de Segurança em áreas especiais. Garantia da qualidade em biossegurança. Doenças ocupacionais e imunizações. Riscos químicos, físicos, biológicos e psicológicos. Processamento de áreas e artigos. Biossegurança no abastecimento de água, no tratamento do esgoto, remoção de resíduos sólidos e na ventilação.


GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE EM ANÁLISES CLÍNICAS

Conceitos sobre administração laboratorial. Gestão dos processos laboratoriais. Sistemas de qualidade total. Gestão de pessoas. O cliente como foco. Laboratório clínico: estrutura física- operacional. Aspectos de biossegurança aplicados ao laboratório clínico. Lavagem, esterilização, estoque e descarte. Princípios de controle de qualidade em laboratórios clínicos: Aplicações


BIOESTATÍSTICA

Distribuições de frequência. Medidas descritivas. Amostragem. Probabilidade. Teoria dos erros. Estimativas. Teste de hipóteses. Correlação e regressão. Análise de Variâncias.

 
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

Fundamentos teóricos e práticos das análises toxicológicas. Agente tóxico e avaliação da toxicidade e intoxicação. Toxicologia alimentar, ocupacional e medicamentosa. Micotoxinas. Boas práticas de laboratório. Solventes. Metais. Inseticidas. Substâncias psicoativas.

 
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS

Compreensão dos métodos, técnicas de pesquisa e suas aplicações práticas na área das análises clínicas, compreendendo os vários requisitos que moldam a pesquisa científica quanto a ética, rigor, precisão, validade e disseminação. Elaboração do projeto de pesquisa e do projeto de monografia.


 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

Rodovia BR153 Km339 + 400m

Bairro Água do Cateto

Ourinhos – SP

Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6457 / Fax: (14) 3302 6458

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.