Apresentação do Curso

Rotativo  Pós-Graduação Clínica-Médica-e-Cirúrgica 720x27

 

PÚBLICO ALVO

 

Médicos Veterinários portadores do diploma do Ensino Superior.

 

 

INÍCIO 

 

Inscrições abertas!

 

 

LOCAL DAS AULAS

 

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

 

01(um) encontro mensal

 

Sexta-feira das 13:00 as 17:00 e das 18:30 as 22:30

 

Sábados das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00

 

DURAÇÃO

18 meses

 

CARGA HORÁRIA

360 horas (+ monografia) 

Obs.: Os cursos contarão com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

 

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

 

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

 

a)     Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)    Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)     Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer o original para conferência)

d)    Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)     Duas Fotos 3x4 recentes (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f)     Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)     Currículo

h)   Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

 

R$ 95,00 (Noventa e cinco Reais.

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

 

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

Endocrinologia

Carga horária:20 horas

Ementa:O programa deste módulo pretende abordar os principais métodos de exames realizados na endocrinologia veterinária, além dos principais distúrbios da glândula adrenal, tireoide, do pâncreas endócrino e da glândula paratireoide, além da obesidade em cães e gatos.

Docente:Prof. Me. Felipe Gazza Romão

 

Gênito-urinário

Carga horária:20 horas

Ementa:Este módulo da pós-graduação abordará as principais doenças do trato gênito-urinário, e os principais fatores relacionados à etiologia, fisiopatologia, métodos diagnósticos e terapêuticos e prognósticos destas afecções, a fim de tornar o aluno apto a reconhecer e tratar os distúrbios inerentes a este sistema.

Docente: Prof. Dr.Júlio Cambraia Veado

 

Dermatologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:A disciplina pretende abordar as principaisdermatopatiaparasitárias e fúngicas em pequenos animais, além daspiodermitese dermatopatias alérgicas e autoimunes, e otites.

Docente:Profa. Dra. Raquel de Queiroz Fagundes 

 

Oftalmologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:O módulo de oftalmologia visa a atualização e capacitação do médico veterinário para reconhecer as alterações oftálmicas, bem como realizar o diagnóstico e estabelecer o tratamento. Serão abordados os temas: anatomia e fisiologia ocular, exame oftalmológico, afecções da pálpebra, conjuntiva, córnea,úvea, lente e retina, glaucoma e discussão de casos clínicos.

Docente: Profa.Dra.Cintia Sesso Perches

 

Gastroenterologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:Tornar o aluno apto a reconhecer a etiologia,fisiopatogenia, manifestações clínicas e diagnósticos diferenciais das principais doenças que acometemo trato gastrointestinal de cães e gatos, como doenças esofágicas, gástricas, intestinais, hepatopatias e doenças do pâncreas exócrino.

Docente:Prof. Dr.Ricardo Duarte Silva

 

Neurologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:A disciplina de neurologia abordará as basesneuroanatômicase neurofisiológicas em medicina veterinária, o exame neurológicogeral e localização das lesões a partir dele, as síndromes cerebrais, cerebelares e vestibulares, os principais distúrbios da medula espinhal em pequenos animais, trauma crânio-encefálico, as principais neoplasias do sistema nervoso e a Síndrome de Horner. Ao final, serão discutidos casos clínicos neurológicos.

Docente: Prof.Dr.João Pedro de Andrade Neto

 

Nutrição clínica

Carga horária: 20 horas

Ementa:Este módulo pretende abordar temas fundamentais da nutrição clínica em pequenos animais, como os cuidados nutricionais com neonatos, filhotes, adultos e idosos, além das particularidades em gatos. Também, abordará a nutrição no ambiente intensivo e características da nutrição em determinadas patologias, como gastroenteropatias, nefropatias, neoplasias e endocrinopatias, além de distúrbios relacionados ao sistema urinário (cálculos vesicais, por exemplo).

Docente:Profa. Esp.Carla Giovanna FreixoMaion

 

Ortopedia 

Carga horária: 20 horas

Ementa:O objetivo da disciplina de ortopedia é proporcionar conhecimentos modernos acerca das principais afecções ortopédicas, bem como abordagem e planejamento das fraturas dos principais ossos de pequenos animais. Para isso, serão abordados em aulas teóricas e práticas: o exame ortopédico, acessos aos ossos longos e principais articulações, fixação interna e externa das fraturas, métodos de estabilização rígida e flexível com base na configuraçãodas fraturas, tratamento das principais afecções que acometem a articulação coxofemoral e das principais afecções que acometem os joelhos.

Docente: Prof.Dr.Bruno Watanabe Minto

 

Oncologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:O módulo de oncologia em pequenos animais visa apresentar uma introdução ao assunto, explicitando a abordagem clínica, diagnóstica e terapêutica do paciente oncológico, além das principais síndromes paraneoplásicas encontradas nestes pacientes. Serão abordados os principais protocolos quimioterápicos antineoplásicos em cães e gatos, além das principais neoplasias cutâneas, mamárias, hematopoiéticas, da cavidade oral, do sistema nervoso central, pulmonares, perianais e do sistema urinário. Também serão discutidas as neoplasias hepatobiliares em felinos e serão discutidos casos clínicos.

Docente:Prof. Me.Naziltonde Paula Reis Filho

 

Intensivismo

Carga horária: 20 horas

Ementa:Este módulo abordará o reconhecimento de um paciente emergencial, os princípios básicos da reanimação cardiopulmonar, fluidoterapia, choque esepse, visando demonstrar ao aluno a importância da rapidez de todas as ações nesta área.

Docente: Prof. Dr. Alessandro Rodrigues de Carvalho Martins

 
 

Anestesiologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:Serão abordados o exame pré-anestésico, os principais tipos de anestésicos e particularidades em diversos tipos de pacientes, como cardiopatas,hepatopatas, nefropatias, gestantes, idosos e neonatos, dentre outros, e patologias, como diabetes mellitus e síndrome torção vólvulo-gástrica. 

Docente:Prof. Me. Caio José Xavier Abimussi

 

Odontologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:O módulo de odontologia pretende apresentar uma introdução da odontologia veterinária, abordando os aspectos etiológicos, diagnósticos, terapêuticos e preventivos da periodontia, e outros assuntos relacionados àexodontia, radiologia odontológica, endodontia, fraturas orais e neoplasias orais.

Docente: Prof. Me.Luiz Henrique Monteiro da Costa Gomes

 

Medicina Felina

Carga horária: 20 horas

Ementa:O módulo de medicina felina abordará as principais afecções em felinos, espécie que apresenta algumas diferenças e particularidades com relação aos cães, em áreas como neonatologia, dermatologia, gastrointestinal,gênito-urinário, endocrinologia, cardiologia, respiratório, neurologia, dentre outras.

Docente: Profa. Dra.Juliana Peloi Vides

 

Fisioterapia e reabilitação física veterinária

Carga horária: 20 horas

Ementa:Introdução à fisioterapia, cinesioterapia,termoterapia,laserterapia, eletroterapia,magnetoterapia, hidroterapia, reabilitação em pacientes ortopédicos, e reabilitação em pacientes neurológicos.

Docente: Profa. Esp. MarcellaSanches Paes de Barros

 

Cardiovascular

Carga horária: 20 horas

Ementa:Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Meios de diagnósticos utilizados. Etiologia, epidemiologia, fisiopatologia, identificação e tratamento dasprincipais cardiopatias adquiridas e congênitas de cães e gatos.

Docente:Profa.Dra.Kátia Mitsube Tarraga

 

Neonatologia

Carga horária: 20 horas

Ementa:Estudo da área de conhecimento da Medicina Veterinária que ocupa-se dos neonatos da espécie canina e felina. A neonatologia em pequenos animais aborda: os cuidados com o neonato, antes mesmo do nascimento (a escolha dos pais, cuidados com a gestante,cuidados durantee após o parto); a fisiologia do neonato; principais afecções neonatais (principais enfermidades) e terapêutica. Recentemente os avanços na área de biotecnologia da reprodução e referentes à clonagem de animais de estimação fornecem uma justificativa plena para o desenvolvimento de tal área no elenco de disciplinas da Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais. Além disso, esta disciplina não consta da grande maioria dos currículos dos cursos de graduaçãoem Medicina Veterináriado Brasil. Os ensinamentos ministrados em um curso de Pós-graduação poderão preencher esta lacuna deixada pelo curso de formação básica do profissional Médico Veterinário.

Docente: Profa. Dra. Maria Lúcia Gomes Lourenço

 

Respiratório

Carga horária: 20 horas

Ementa:O sistema respiratório em pequenos animais possui uma ampla gama de patologias, que devem ser abordadas e tratadas de forma correta. O objetivo deste módulo é fazer com que o aluno esteja apto a reconhecer, diagnosticar e tratar as enfermidades relacionadas ao sistema respiratório.

Docente:Profa.Esp.Denise Maria Nunes Simões

 

Exames citológicos e histopatológicos

Carga horária: 20 horas

Ementa:A citologia em animais de companhia é um meio diagnóstico rápido e de eficácia importante no diagnóstico de processos inflamatórios, infecciosos e neoplásicos. Interpretação de exames citológicos. Colheita, processamento e envio de materiais citológicos. A histologia aplicada ao diagnóstico. Interpretação, processamento e envio de materiais histológicos. A imunohistoquímica no diagnóstico das neoplasias. 

Docente:Prof. Esp.Freddi Bardela de Souza

 

 

 

  FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

 Rodovia BR153 Km 338,42

 Bairro Água do Cateto

 Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6457 

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.