Apresentação do Curso

OBJETIVOS

Formar profissionais na área ortodôntica para diagnosticar, planejar e tratar pacientes com diferentes etiologias de más oclusões. Aprendizado teórico-prático-clínico embasado nas mais modernas técnicas e conceitos com evidências clínicas e científicas comprovadas (Técnicas com Pré-Ajustados e com Autoligáveis). Além de mecânicas específicas para condução de tratamento em pacientes adultos (intrusão de molares, protocolo 3D para verticalização de molares, tracionamento de dentes não-irrompidos, entre outros) e casos de maior complexidade associados ou não à cirurgia ortognática. Serão abordados também as tendências atuais como a Ortodontia Invisível e o planejamento ortodôntico digital.

PÚBLICO ALVO

Graduados no curso de Odontologia

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Maio 2019

 

LOCAL DAS AULAS

UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Módulos mensais: de quarta à sábado (8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:30).

 

 

DURAÇÃO

36 meses

 

CARGA HORÁRIA

Total de 1605 horas

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 12 alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

 

Coordenação

Profa. Dra. Márcia Yuri Kawauchi

 

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

TEORIA ORTODÔNTICA

Biogênese da Oclusão,
Classificação e Etiologia das más oclusões,
Fisiologia da Oclusão e da Deglutição,
Movimentação Dentária Induzida,
Reabsorção e Neoformação Frente a Forças Ortodônticas, Tipos de Movimento Dentário,
Forças Ortodônticas/
Magnitude e Duração/ Força Ótima / Força Diferencial, 
Ancoragem,
Forças Extra-Bucais: Ortodônticas e Ortopédica,
Aparelhos Extra-Bucais : Tipos e Indicações, 
Danos Teciduais Relacionados a Forças Ortodônticas, Reabsorção Radicular,
Perda Óssea e Mobilidade Dentária,
Mini implantes, Prevenção e Tratamento. Tratamento da Classe I. Tratamento da Classe II. Tratamento da Classe III. Compensações dentárias. Análise facial. Distalizadores intrabucais. Contenção e Recidiva.

 

TÉCNICA ORTODÔNTICA

Hands on em manequim das técnicas Straight-wire e do sistema autoligável (tratamento da má oclusão em manequim)

Introdução à técnica Straight-wire e ao sistema autoligável. Material e instrumental. Posicionamento de acessórios. Bandagem e colagem direta de acessórios. Fios ortodônticos. Protocolo de utilização dos fios ortodônticos. Conformação dos arcos (diagramação). Alinhamento e Nivelamento. Retração anterior e perda de ancoragem. Finalização. Contenção. Mecânica de Classe I, Classe II e Classe III. Elásticos Intermaxilares. Compensações dentárias.

 

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA

Modelos ortodônticos: obtenção, características, indicações e escaneamento de acordo com a finalidade. Fotografias extra e intrabucais: câmeras e acessórios, técnica fotográfica e protocolo fotográfico. Radiografias essenciais e eletivas: telerradiografia em norma lateral e frontal, ortopantomográfica, periapicais, interproximais, oclusais, carpal, tomografia cone beam. Fichas ortodônticas: exame clínico, anamnese, diagnóstico/prognóstico e plano de tratamento, autorizações, financeiro, outras solicitações. Programas de gestão.

 

CEFALOMETRIA

Introdução à cefalometria. A cefalometria no contexto atual. Análises utilizadas para complementação diagnóstica. Do traçado anatômico à análise das grandezas cefalométricas. Interrelação cefalometria e diagnóstico clínico. Superposição das fases inicial, intermediária e final.

 

CLÍNICA ORTODÔNTICA

Planejamento de casos clínicos: diagnóstico e planificação do tratamento. Seleção da técnica. Atendimento clínico de pacientes desde o início. Tratamento dos diferentes tipos de más oclusões, dentárias, dentoalveolares e esqueléticas, inclusive para cirurgia ortognática. Utilização de dispositivos auxiliares como por exemplo, miniimplantes. Abordagens precoces das Más oclusões com a utilização da ortopedia ou não.        

 

 

FORMAÇÃO ORTODÔNTICA COMPLEMENTAR

Conhecimentos complementares para diagnóstico e planejamento de tratamentos ortodônticos. Ortopedia mecânica e funcional. Cirurgia ortognática: indicação, resultados, preparo ortodôntico pré e pós-cirúrgico. Disjunção palatina: aplicação clínica e resultados. Tracionamento de dentes não irrompidos. Verticalização de molares. Alinhadores invisíveis. Planejamento digital. Gestão financeira. Discussão de casos clínicos tratados, considerando-se todas as fases do tratamento. Discussão de casos atípicos.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

O TCC poderá ser apresentado em duas diferentes modalidades: Artigo científico ou monografia (pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido). Este trabalho deverá ser apresentado na forma oral/escrita e defendido diante de uma banca de examinadores.

 

ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTATIVA

Introdução à Ortodontia Preventiva e Interceptativa. Embriologia da face. Crescimento Pós-natal. Genética. Desenvolvimento dos dentes e da oclusão. Etiologia das más oclusões. Hábitos Deletérios. Mordida Cruzada Anterior e Posterior. Mordida Aberta. Sobremordida Profunda. Apinhamento primário, secundário e terciário. Análise da Dentadura Mista. Extração Seriada. Análise da Curva de Crescimento. Ortopedia.

 

ANATOMIA

Anatomia da cabeça e da face. Ossos. Músculos. Inervação e vascularização. Dentes. Articulação temporomandibular.

 

RADIOLOGIA

Imagem radiográfica: obtenção e fatores que interferem na imagem. Efeitos biológicos e considerações práticas. Anatomia e patologia radiográfica de interesse para a ortodontia. Tomografia Cone beam e Convencional. Ressonância Magnética: Articulação Temporomandibular.

 

PATOLOGIA

Inflamação: conceitos básicos aplicados à ortodontia. Processo de reparo. Biopatologia óssea reacional e inflamatória. Lesões mais frequentes da cavidade bucal. Considerações sobre as doenças infecto-contagiosas.

 

HISTOFISIOLOGIA DO PERIODONTO E PERIODONTIA

Anatomia e histofisiologia do periodonto. Implicações biológicas do periodonto de sustentação e de proteção. Mecanismos de transmissão e neutralização de forças. Efeitos de forças axiais e laterais. Envolvimento periodontal em Ortodontia. Placa dentária: mecanismo de formação, manutenção e ação. Gengivite e periodontite: mecanismo de instalação e progressão. Controle da placa dentária: mecânico e químico. Gengiviplastia. Enxerto gengival. Implantes: considerações de interesse para a atuação multidisciplinar.

 

MATERIAIS DENTÁRIOS

Hidrocolóides irreversíveis. Gesso Odontológico. Resinas Compostas para Ortodontia. Sistemas de adesão. Cimento de Ionômero de Vidro. Fios ortodônticos. Acessórios ortodônticos.

 

OCLUSÃO E DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Principios de oclusão. Neuroanatomia e neurofisiologia da ATM. Neurofisiologia da dor. Distúrbios Oclusais e disfunções dentárias. Desordens Neuromusculares: diagnóstico e tratamento. Desordens da Articulação Temporomandibular: diagnóstico e tratamento. Considerações gerais na terapia oclusal. Articuladores semi-ajustáveis. Terapia com placa. Ajuste oclusal. Distúrbios do sono. Bruxismo e Apertamento dentário.

 

BIOSSEGURANÇA

Conceitos utilizados em biossegurança. Protocolos efetivos de controle da contaminação cruzada. Desenvolvimento da doença infecciosa. Riscos de infecção cruzada em consultórios. Barreiras de proteção. Desinfecção. Esterilização. Monitoramento e Manutenção.

 

EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA

Aspectos legais das emergências em odontologia: aspecto criminal, cível e ético. Avaliação de risco. Kit de sobrevivência. Suporte avançado de vida em trauma. Procedimentos básicos de emergência: socorro primário e secundário. Sincope vasovagal. Angina pectoris. Infarto. Choque cardiogênico. Acidente vascular encefálico. Hiperventilação. Depressão respiratória. Obstrução respiratória por corpo estranho. Asma. Anafilaxia. Embolia pulmonar. Endocardite. Estados hipoglicêmicos. Ataque epilético.

 

ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA

A lei que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil. Código de ética odontológico. Motivos do aumento de infrações éticas na classe odontológica. Como ser ético usando o marketing permitido. As receitas odontológicas sob o ponto de vista legal. Os atestados odontológicos sob o ponto de vista legal. Prontuário odontológico. O código do consumidor e a Odontologia. A responsabilidade profissional no consultório particular, em firmas, convênios e credenciamentos. Profissões auxiliares em odontologia.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.

 

BIOÉTICA

Noções fundamentais de Ética: ética, moral, bioética, ética aplicada, normas éticas e outras normas, ética normativa e meta e esboço de teorias correspondentes. O conhecimento científico e a sabedoria ética. Especificidade da Bioética: conceituação, histórico, âmbito de atuação, articulação com a ética, a deontologia e o direito, origem e desenvolvimento da bioética no marco da Filosofia e da Ciência, direitos do paciente, direitos humanos e bioética. As soluções bioéticas para questões e temas específicos: o uso de animais, transplantes de órgãos, clonagem, pesquisa genética, responsabilidade civil, penal e administrativa da equipe de saúde, qualidade de vida, a relação odontólogo-paciente.

 

 

botao inscrio

MAIORES INFORMAÇÕES:

Fone: (14) 3302-6405/ (14) 3302-6487

WhatsApp: (14) 99905-1598

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.