Apresentação do Curso

Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilofacial Implantodontia

Este é um curso pioneiro no Brasil e no mundo. Se trata de um curso de dupla certificação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia. O curso trará a formação e a certificação em duas especialidades. A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e a especialidade de Implantodontia. Além disso, através de acordos internacionais firmados com centros de estudos em Portugal, na Europa, nossos alunos poderão passar parte do seu treinamento nos serviços europeus complementando e abrilhantando ainda mais sua formação.

 

A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade odontológica que abrange 06 grandes áreas: Cirurgia Ortognática, Cirurgia das Articulações Têmporo-Mandibulares, Reconstrução dos Maxilares, Traumatologia, Patologia e Cirurgias Bucais.

A implantodontia é hoje uma área muito nobre da odontologia, primeiro pelo grande número de pessoas que atinge, depois pela possibilidade resolutiva de altíssimo nível que retirou a odontologia do patamar profissional artesanal apenas, e a aliou aos conceitos modernos da engenharia e da ciência.

Os implantes dentários hoje são a primeira frente de reabilitação de um paciente que perde um dente, e definitivamente será por muitas décadas o tratamento mais buscado pelos pacientes.

Vale ressaltar que estamos oferecendo também as especializações de forma isolada, ou seja, também será possível cursar apenas a especialização de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial ou apenas a especialização de implantodontia.

PÚBLICO ALVO

Cirurgiões-Dentistas formados, com CRO ativos, que busquem crescimento pessoal e profissional de qualidade, buscando muito mais do que apenas a certificação, 

PREVISÃO DE INÍCIO

Maio de 2019

LOCAL DAS AULAS

Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O curso de Cirurgia e Traumatologia seguirá a seguinte rotina:

Cada aluno cumprirá o total de 35 semanas de plantão presencial, de modalidade internato, somando mais de 4 mil horas de plantão. Estes plantões serão distribuídos 1 semana por mês, completando os 3 anos de curso. Os alunos, mediante aprovação do coordenador, podem trocar plantões para que melhor se adaptem às suas necessidades profissionais e familiares. Além disso, uma vez ao mês, haverá o módulo de aulas, que compreenderá 3 dias de aulas, normalmente terças-feiras, quartas-feiras e quintas-ferias, durante 9 meses para que se complete o ciclo básico de aulas. Vale ressaltar, que os plantões já darão início logo no segundo módulo assim, o contato direto com a clínica, e o sistema de internato, se iniciará logo no início do curso.

O curso de Implantodontia seguirá a seguinte rotina:

O módulo de clínicas ocorrerá 1 vez ao mês, normalmente às quartas-ferias, quintas-ferias e sextas-ferias. Já a partir do segundo módulo, os alunos terão contato com a clínica e pacientes. O ciclo básico de aulas seguirá até o 9o mês, entretanto, a partir do 2o , já haverá clínicas.

 

DURAÇÃO

O curso de Cirurgia e Traumatologia terá duração de 3 anos.

O curso de Implantodontia terá duração de 2 anos.

Os alunos matriculados no sistema de “double degree” receberão a certificação de Implantodontista ao final do segundo ano e a certificação de Cirurgião e Traumatologista ao final do terceiro ano.

 

O tronco comum compreenderá 09 meses, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial ainda seguirão por mais 02 anos e 03meses, compreendendo 03 anos de curso. E os alunosdo curso de Implantodontia seguirão por mais 01 ano e03 meses, compreendendo 02 anos de curso.

CARGA HORÁRIA

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – 4.100 horas

Implantodontia – 1.200 horas

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive no trabalho final de curso. Os Certificados de Especialização serão emitidos pela UNI/FIO-Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizado pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). PORTARIA Nº 1140, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018.

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 06 alunos por ano para a especialização de Cirurgia e Traumatologia (sendo o limite máximo de 08 alunos) e o limite mínimo de 08 alunos para a Especialização de Implantodontia matriculados por curso (limite máximo de 12 alunos) para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a primeira parcela. Após a confirmação do início do curso, a primeira parcela não será devolvida ao aluno.

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

Coordenação

Prof. Dr. Paulo Zupelari Gonçalves

 

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

DISCIPLINAS E EMENTAS

tronco comum

Anatomia, fisiologia e farmacologia básica, metodologia de pesquisa, medicina legal e bioética, anestesiologia, introdução às técnicas cirúrgicas e às bases gerais da cirurgia.

Utilizando-se dos laboratórios e salas de aulas já prontamente equipadas e funcionais da entidade.

tronco específico “double degree”

Disciplinas específicas de preparo e planejamento cirúrgico, execução e operação, acompanhamento e evolução dos pacientes de cada uma das especialidades.

Será realizado tanto nas FIO, quanto nos hospitais e consultórios já abordados pela equipe. Por hora, sendo o hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, Santas Casas de Misericórdia de Pederneiras e Marília, possivelmente Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos e as Clínicas do Insituto BIOS - Brazilian Institute of Oral and Maxillofacial

Surgery.

Cirurgia ortognática

Cirurgia para a correção das deformidades faciais congênitas ou adquiridas. Operação para a correção dos casos de Prognatisto, Retrognatismo e Laterognatismo.

Cirurgia das articulações têmporo-mandibulares

Operação e tratamento clínicos das desordens articulares.

ortognática Reconstrução dos maxilares

A perda óssea profunda afeta a população após perdas dentárias, acidentes ou ressecções, a reconstrução dos óssos maxila e mandíbula através de enxertos da calota craniana, osso ilíaco e outros é uma das áreas da especialidade.

Traumatologia:

Operação do trauma de face. Fraturas dos ossos da face como a mandíbula, maxila, nariz, órbitas e osso frontal são de competência de operação do cirurgião buco-maxilo.

Patologia:

Operações oncológicas, remoção de tumores de face e reconstrução após operações de ressecções são de competência do cirurgião buco-maxilo.

Cirurgias bucais:

Remoção de dentes retidos, tracionamentos dentários, fechamento de comunicações buco-sinusais e buco-nasais, enxertos ósseos, levantamento de seios maxilares e muitas outras operações bucais são de competência desta especialidade.

implantodontia:

Conhecimento técnico e científico para abordar com segurança e total conhecimento da área nos casos de reabilitação com implantes osseointegrados. Associado ao conhecimento da implantodontia, abordaremos as reabilitações complexas, casos de enxertos, reconstruções ósseas, técnicas regenerativas e outros.

Saiba mais em: www.institutobios.com.br/especializacao

 

botao inscrio

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Fone: (14) 3302-6405/ (14) 3302-6487

Whatsapp: (14) 99905-1598

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.