Arquitetura e suas Interfaces: da gestão de projetos à gestão de desempenho do edifício construído

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Designer de Interiores, Engenharia Civil e afins; executivos, gerentes, consultores de organizações e demais profissionais que atuam ou desejam atuar em Gestão de Projetos e Gerenciamento de obras, interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver habilidades gerenciais na área.

Primeira quinzena de Março e Segunda Quinzena de Agosto.

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando- se os períodos de férias letivas.

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

400 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

Isento

1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ouCasamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente everso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico daGraduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode serdigitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante deResidência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressasassinadas).

Profa. Ma. Adriana Guarnieri

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

PROJETOS DE ARQUITETURA E SUAS INTERFACES ÉTICAS, ESTÉTICAS E SOCIAIS.

Ementa: Transformações sociais e sua relação com o espaço construído podendo se estender ao urbano. Segregação social e ambiental. Espaço público e cidadania. Princípios éticos e culturais. Preservação do patrimônio edificado.

PROJETOS DE ARQUITETURA, TEORIAS E METODOLOGIAS.

Ementa: Conceitos e diferentes métodos de projetação. Reflexão e proposição de ideias a partir da análise da produção de arquitetura de antecedentes. O processo de projeto: valores e princípios.

FUNDAMENTOS LEGAIS E APROVAÇÃO DE PROJETOS

Ementa: Análise e aplicação da legislação do código de edificações no meio físico. Responsabilidades pertinentes à área de atuação

PROJETOS DE ARQUITETURA E OS ASPECTOS AMBIENTAIS

Ementa: Ambiente natural e construído. Sustentabilidade na construção e na cidade.Fontes energéticas alternativas nos edifícios. Aproveitamento de resíduos.

PROJETO DE ARQUITETURA E PROJETOS INTEGRADOS

Ementa: Fundamentos e prática da metodologia da elaboração de projetos integrados de arquitetura. A relação entre o projeto arquitetônico e projetos complementares/compatibilização entre projetos. Viabilidade econômica.

FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. História e contextualização em gerenciamento de riscos em projetos. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos. Análise dos riscos em projetos. Planejamento de respostas e controle dos riscos em projetos.

GERENCIAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS

Planejamento de obras: requisitos, fases, enfoques. Estrutura Analítica do Projeto: criação, desenvolvimento, interação com a planilha de quantidades e preços. Orçamentação da obra: insumos, composições do preço, BDI. Planejamento do tempo da obra: curva ABC, cronogramas de Gantt, diagramas PERT/CPM. Controles da obra: decisões do escopo, sistemas de controle.

GESTÃO DE DESEMPENHO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Ementa: Norma de desempenho. Requisitos do usuário. Critérios e métodos de avaliação. Desempenho: estrutural, contra incêndio, térmico, acústico, lumínico. Segurança no uso e na operação. Estanqueidade. Durabilidade e manutenibilidade. Saúde, higiene e qualidade do ar. Funcionalidade e acessibilidade. Conforto tátil e antropodinâmico. Adequação ambiental.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.