Arquitetura e suas Interfaces: da gestão de projetos à gestão de desempenho do edifício construído

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Designer de Interiores, Engenharia Civil e afins; executivos, gerentes, consultores de organizações e demais profissionais que atuam ou desejam atuar em Gestão de Projetos e Gerenciamento de obras, interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver habilidades gerenciais na área.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Primeira quinzena de Março e Segunda Quinzena de Agosto.

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando- se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

CARGA HORÁRIA

400 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ouCasamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente everso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico daGraduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode serdigitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante deResidência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressasassinadas).


Coordenação

Profa. Ma. Adriana Guarnieri

 

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS


PROJETOS DE ARQUITETURA E SUAS INTERFACES ÉTICAS, ESTÉTICAS E SOCIAIS.

 

Ementa: Transformações sociais e sua relação com o espaço construído podendo se estender ao urbano. Segregação social e ambiental. Espaço público e cidadania. Princípios éticos e culturais. Preservação do patrimônio edificado.

 

PROJETOS DE ARQUITETURA, TEORIAS E METODOLOGIAS.

Ementa: Conceitos e diferentes métodos de projetação. Reflexão e proposição de ideias a partir da análise da produção de arquitetura de antecedentes. O processo de projeto: valores e princípios.

 


FUNDAMENTOS LEGAIS E APROVAÇÃO DE PROJETOS

Ementa: Análise e aplicação da legislação do código de edificações no meio físico. Responsabilidades pertinentes à área de atuação


PROJETOS DE ARQUITETURA E OS ASPECTOS AMBIENTAIS

Ementa: Ambiente natural e construído. Sustentabilidade na construção e na cidade.Fontes energéticas alternativas nos edifícios. Aproveitamento de resíduos.


PROJETO DE ARQUITETURA E PROJETOS INTEGRADOS

 

Ementa: Fundamentos e prática da metodologia da elaboração de projetos integrados de arquitetura. A relação entre o projeto arquitetônico e projetos complementares/compatibilização entre projetos. Viabilidade econômica.


FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. História e contextualização em gerenciamento de riscos em projetos. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos. Análise dos riscos em projetos. Planejamento de respostas e controle dos riscos em projetos.


GERENCIAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS

Planejamento de obras: requisitos, fases, enfoques. Estrutura Analítica do Projeto: criação, desenvolvimento, interação com a planilha de quantidades e preços. Orçamentação da obra: insumos, composições do preço, BDI. Planejamento do tempo da obra: curva ABC, cronogramas de Gantt, diagramas PERT/CPM. Controles da obra: decisões do escopo, sistemas de controle.


GESTÃO DE DESEMPENHO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Ementa: Norma de desempenho. Requisitos do usuário. Critérios e métodos de avaliação. Desempenho: estrutural, contra incêndio, térmico, acústico, lumínico. Segurança no uso e na operação. Estanqueidade. Durabilidade e manutenibilidade. Saúde, higiene e qualidade do ar. Funcionalidade e acessibilidade. Conforto tátil e antropodinâmico. Adequação ambiental.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

 

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.