Biblioteca

Biblioteca FIO

Disseminar a informação para a produção do conhecimento é o nosso papel e a nossa missão, dando suporte às atividades educacionais das Faculdades Integradas de Ourinhos, possibilitando assim o crescimento e o desenvolvimento da Instituição e da comunidade acadêmica.

 

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 8h às 22h40min

Sábado das 8h às 16:40h

 

 

 

 

Buscadores

BING é um mecanismo de pesquisa elaborado pela Microsoft

http://www.bing.com/?setlang=pt-BR

GOOGLE sistema de busca.

YAHOO sistema de busca.

Portais de Periódicos de Acesso Livre

Scielo
Scientific Electronic Library Online - SciELO - é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.Tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
http://www.scielo.br
Procedimentos: A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação. A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação. Clique nas opções marcadas com links no topo da página para ter acesso às páginas correspondentes.
   
Periódicos Acesso Livre
A CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
http://acessolivre.capes.gov.br/
   
LivRe! - Portal para periódicos de livre acesso na internet
Desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares.Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).
http://livre.cnen.gov.br/Default1024.asp
Procedimentos: Além da apresentação dos periódicos por letra inicial do título, podem ser feitas buscas por palavras do título e por área do conhecimento segundo a classificação do CNPq. Busca somente de títulos avaliados pelos pares (peer-reviewed) e/ou somente títulos indexados em alguma fonte secundária.
   
DOAJ - Directory of Open Access Journals
Cobre periódicos científicos e acadêmicos de acesso livre ao texto completo. Cobre qualquer assunto e qualquer língua.
http://www.doaj.org/
   
CrossRef Search
Pesquisa simultânea em coleções de periódicos de diversas editoras renomadas utilizando ferramenta Google.
http://www.blackwell-synergy.com/servlet/useragent?func=showSearch&type=external
Procedimentos: Pesquisa por título do periódicos ou pela área de assunto que cobre.

Publicações avulsas - Acesso aberto

Wikipédia: a enciclopédia livre
A Wikipedia é uma mega enciclopédia online, criada em 2001 por dois norte-americanos. Desde então, ela é escrita apenas por voluntários na internet. Pode ser editada por qualquer pessoa e recebe atualizações constantes. Por isso, é conhecida pela rapidez das informações. Os últimos acontecimentos políticos do mundo, por exemplo, são atualizados quase que imediatamente. Estão reunidos na Wikipedia cerca de 3,1 milhões de artigos em 205 línguas e dialetos, inclusive em Português. É possível encontrar informações por meio do recurso de busca, e links que levam o internauta a outras abordagens e temas relacionados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
   
Flora Brasiliensis - Martius
A Flora Brasiliensis foi produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eicher e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. Contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas.
http://florabrasiliensis.cria.org.br/index
   
Atlas de Saúde do Brasil
A partir de 24/8 está disponível, no site do Ministério da Saúde, o Atlas de Saúde do Brasil, com informações sobre mortalidade, morbidade e imunizações. O serviço é aberto e gratuito. A idéia do Atlas é dar visibilidade ao painel da saúde no país, facilitando a compreensão dos dados.O Atlas terá apenas versão eletrônica, na internet, e será direcionado a estudantes, profissionais de saúde e gestores públicos. O projeto é fruto de parceria de órgãos ligados ao Ministério da Saúde com outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que forneceu dados populacionais. Disponibiliza indicadores produzidos de 2000 a 2006. As informações são distribuídas por estados ou municípios.

Bibliotecas digitais - Livros de acesso aberto

The World Wide Web Virtual Library
A Biblioteca Virtual WWW (VL) é o catálogo mais antigo da Web , iniciado por Tim Berners-Lee, o criador do HTML e da própria Web, em 1991, no CERN, em Genebra. Ao contrário de catálogos comerciais, que é gerido por uma confederação de voluntários, que compilam páginas de links importantes para determinadas áreas em que são especialistas, mesmo que ele não é o maior índice da Web, as páginas de VL são amplamente reconhecidos como sendo entre as guias da mais alta qualidade para seções específicas da Web.
http://vlib.org/
   
The European Library - A Biblioteca Europeia
Busca simultânea nos acervos de livros, periódicos (digitais ou não) de 45 Bibliotecas Nacionais Européias. A busca é gratuita e recupera publicações de acesso livre e as de acesso restrito, que são liberados somente mediante pagamento.
http://www.theeuropeanlibrary.org/portal/index.html
   
Project Gutenberg Electronic Public Library
Livros, CDs, DVDs, Audio E-books, Partituras, Filmes, etc. de domínio público. Com 30 anos de existência, o Projeto Gutenberg traz obras em 16 diferentes idiomas. Seu acervo é composto por literatura universal, arquivos de música e ilustrações.
http://www.gutenberg.org/
Procedimentos: Pesquisa por Autor, Título, Língua ou últimos livros postados.
   
Books Google
Recupera a referência e/ou o livro em texto integral, de acesso gratuito, caso ja esteja em domínio público.
http://books.google.com
Procedimentos: Quando não estiver disponível em texto integral, remete aos catálogos de Bibliotecas. Utilize a BUSCA AVANÇADA.
   
Bibliomania
Livre à literatura e com mais de 2000 textos clássicos. Notas dos livros, biografia dos autores, sumários dos livros e obras de referência.
http://www.bibliomania.com/
Procedimentos: Pesquisar por autor ou título. Digitar palavras do título entre aspas duplas.