Apresentação do curso

Banner Virtual Rotativo  Pós-Graduação Engenharia-da-Segurança-do-Trabal

 

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, facultado à todos os titulados como engenheiro, inclusive da área de agronomia e aos arquitetos, de se habilitar como engenheiros de segurança do trabalho.

 

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

 

Início mediante formação de turma

 

 

LOCAL DAS AULAS

 

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

 

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), aos sábados,respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

 

DURAÇÃO

 

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

 

CARGA HORÁRIA

 

650 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

 

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

 

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

 

NÚMERO DE VAGAS

 

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta e cinco) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

 

a) Uma Fotocópia do RG e do CPF

b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer original para conferência)

d) Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e) Duas Fotos 3x4 recente (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f) Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g) Currículo

h) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

 

R$ 95,00 (Noventa e cinco reais)

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

 

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 
 

DISCIPLINAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

 

 

1. ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Apresentação de técnicas administrativas e organizacionais voltadas para a engenharia de segurança do trabalho. Discutir modelo de um serviço em engenharia de segurança do trabalho e em medicina do trabalho e de uma comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho. Apresentar um programa de segurança integral. Apresentar modelos de programas de segurança, saúde e meio ambiente que apresentaram sucesso em atividades econômicas diferenciadas. Como adaptá-los a uma realidade, administrá-los e efetuar um monitoramento visando a melhoria contínua dos ambientes e condições de trabalho.

 
 

2. Ergonomia

Valorizar o recurso mais importante de uma organização, que são as pessoas, o ser humano, ressaltando suas habilidades, capacidades e limitações. Desenvolver a organização do trabalho em prol da qualidade de vida do trabalhador. Interpretar adequadamente a legislação pertinente.

 
 

3. PERÍCIAS, LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS

Dar conhecimento das técnicas periciais necessárias para o equacionamento de ações trabalhistas, cíveis, penais e previdenciárias. Ressaltar os aspectos éticos e comportamentais que envolvem a perícia e a relação perito x juiz x autor x ré. Apresentar e discutir a hierarquia das leis no campo da segurança, saúde e meio ambiente; interpretar corretamente o texto legal inserido no contexto técnico. Validar a norma técnica nacional ou internacional, o resultado de uma convenção ou acordo coletivo e a interpretação de recomendações e convenções advindas da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

 
 

4. Gerência de Risco

Apresentar e discutir aspectos teóricos e práticos sobre gerenciamento de riscos, quando assumi-los com recursos próprios e quando transferi-los para terceiros sob a ótica securitária. 

 

 

5. PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Reconhecer e interpretar a interação do micro ambiente laboral com o macro ambiente de modo a gerar a preservação do meio ambiente e da saúde da comunidade em atendimento a ISO 14000. Conhecer as técnicas de prevenção do chamado “acidente maior”.

 
 

6Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

Ressaltar os marcos mais importantes do prevencionismo, com uma visão dos aspectos políticos, sociais e econômicos da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente os seus consequentes valores, objetivando a sua integração nos negócios da empresa, em prol da qualidade de vida no trabalho, com uma visão ética, pró-ativa e tripartite do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

 
 
 

7SISTEMAS DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR APLICADO A SST

Reconhecer, avaliar e implementar a qualidade no trabalho em prol da segurança total do produto de modo a conseguir a produtividade e a otimização da imagem da empresa em um mercado competitivo, com responsabilidade social. Apresentar um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho e seus impactos em prol da melhoria contínua dos ambientes e das condições de trabalho e da integração da prevenção de acidentes nos negócios da empresa, a favor da sua competitividade internacional.

 

 

8Higiene do Trabalho

Gerar capacitação para colaborar na elaboração e implementação de um programa de prevenção de riscos ambientais, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Gerar capacitação para colaborar na elaboração e implementação de um programa de prevenção de riscos ambientais, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

 
 

9O Ambiente e as Doenças OCUPACIONAIS

Identificar de modo prático e objetivo as consequências que podem atingir o trabalhador quando exposto a ambientes com riscos à saúde, motivando o participante a ser pró-ativo à procura constante da prevenção. Conhecer as práticas de primeiros socorros para atendimento urgente de acidentados. Angariar subsídios para colaborar no programa de controle médico de saúde ocupacional.

 
 

10. PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

Apresentar e discutir aspectos teóricos emoldurados com vivência prática dos riscos que podem originar a chamada lesão imediata, bem como interromper o processo produtivo sem esquecer a responsabilidade pelo produto.

 
 

11.  Proteção Contra Incêndio e Explosões

Conhecer, interpretar e aplicar adequadamente as principais medidas ativas e passivas contra incêndio e explosões, bem como os aspectos normativos e legais relacionados  ao tema.

 
 

12.  PSICOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Apresentar e discutir em dinâmica de grupo os aspectos comportamentais que emolduram a gênesis dos acidentes do trabalho, a importância da negociação, a participação do engenheiro de segurança do trabalho na capacitação do trabalhador e o destaque da comunicação e do gerenciamento de crises.

 
 

13.  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Facilitar o trabalho dos participantes do Curso no desenvolvimento de pesquisa científica. Oferecer noções básicas sobre pesquisa e suas classificações, bem como o conceito e objetivos da monografia e a metodologia que pode ser utilizada.

 

 FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR153 Km 338,42

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405