Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Enfermagem.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Primeira quinzena de Março e Segunda Quinzena de Agosto.

 

LOCAL DAS AULAS

UNI-FIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

CARGA HORÁRIA

400 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas UNI-FIOCentro Universitário dasFaculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

A critério do setor de Pós Graduação da UNI/FIO  

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*

  1. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*

  1. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)

  1. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

  1. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)

  1. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*

  1. Currículo*

  1. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

 

COORDENAÇÃO

Prof. Me Julio Alberto Agante Fernandes

Profª Drª Helena de Fatima Bernardes

 

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

DISCIPLINA 1 FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Ementa: Introdução. Enfermagem: Surgimento, Teorias e Fundamentos. A Enfermagem do

Trabalho. Código de Ética e a Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho - ANENT. As

Tendências Atuais: Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE- NANDA, NIC e NOC.

 

DISCIPLINA 2LEGISLAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Ementa:História e direito do trabalho. Introdução ao direito do trabalho. Princípios relativos ao capital e trabalho. Contrato individual do trabalho. Sujeitos do contrato: empregado. Sujeitos do contrato: empregador. Duração do trabalho. Remuneração. Alteração. Suspensão e Interrupção do contrato de trabalho.

 

DISCIPLINA 3 – EPIDEMIOLOGIA E TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

Ementa:Introdução. Epidemiologia. Toxicologia. Perfil Epidemiológico da População Brasileira. O Meio Ambiente Laboral. Distúrbios Neurotoxicológicos.

 

DISCIPLINA 4 – PROGRAMA DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Ementa:Comissão Interna De Prevenção De Acidentes – CIPA. Equipamento De Proteção Individual – EPI. Serviço Especializado Em Engenharia De Segurança E Medicina Do Trabalho –SESMT. Programa De Prevenção De Riscos Ambientais – PPRA. Programa De Controle MédicoDe Saúde Ocupacional – PCMSO. Programa De Condições E Meio Ambiente De Trabalho NaIndústria Da Construção – PCMAT. Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP. OutrosProgramas. Insalubridade E Periculosidade. Inspeção e Fiscalização do Trabalho.

 

DISCIPLINA 5 – HIGIENE DO TRABALHO

Ementa:Conceitos, classificação e reconhecimento. RISCOS FÍSICOS. Conceito, tipos, limites de tolerância, medidas de controle, normas regulamentadoras. Ruídos. Vibrações. Radiações. Consequências de temperaturas extremas – quente e frio. Pressões anormais. Umidade. Riscos químicos/ gasosos.Definição de contaminantes químicos e reconhecimento. Classificação das substâncias químicas de acordo com o efeito. Tolerância aos agentes químicos. Medidas de controle. Ventilação.Importância da ventilação para o ser humano, equipamentos de controle. Conceito e aplicação da ventilação. A importância da mecânica dos fluidos. Riscos biológicos. Definição e reconhecimento dos riscos biológicos. Classificação e ocorrência. Manuseio e medidas de controle. Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte desubstâncias agressivas – insalubridade/ periculosidade.

 

DISCIPLINA 6 – ERGONOMIA E FISIOLOGIA DO TRABALHO

Ementa:Introdução à Ergonomia: aspectos históricos e conceituais; noções gerais de ergonomia. Noções de fisiologia do trabalho: idade, fadiga, vigilância, acidente. Aplicação de forças; aspectos antropométricos. Sistema Homem-Máquina. Dimensionamento dos postos de trabalho. Limitações sensoriais. Dispositivos de controle e de informações. Trabalho em turno.

 

DISCIPLINA 7 – FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO

Ementa: Acidentes X Segurança. Evolução Das Relações De Segurança No Trabalho. Princípios Da Segurança No Trabalho. Política De Segurança E Saúde No Trabalho. Sistema De Segurança E Saúde Do Trabalho – SGSST.

 

DISCIPLINA 8 – O AMBIENTE E AS DOENÇAS OCUPACIONAIS

Ementa: introdução. Serviços de medicina do trabalho. Doenças do trabalho. Doença profissional e doença do trabalho. Lesões por Esforço Repetitivo(LER)Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Doenças causas por ruídos.Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Doenças ocupacionais respiratórias. Doenças da pele. A saúde bucal. Doenças do trabalho na indústria e no meio rural. Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho. Toxicologia. Primeiros socorros.

 

DISCIPLINA 9 – AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL

Ementa: Introdução. Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. Programas de Prevenção e Controle de Riscos Ocupacionais. Programas dePromoção à saúde do Trabalhador. Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do

Trabalhador. Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas. Riscos e

Acidentes na Enfermagem.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.

botao inscrio

 

 FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR153 Km 338,42

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.