Apresentação do Curso

 

Enfermagem em Gerontologia e Saúde do Idoso

Com o curso de Especialização em Gerontologia pretende-se qualificar especialistas para o exercício das seguintes funções: planejamento; coordenação; preventivas, de promoção à saúde intervenção e cuidados; educativas; gestão de instituições e serviços destinados ao atendimento da população idosa; formação de pessoal para trabalhar no âmbito gerontológico. Formar profissionais com competência aos cuidados de idosos desde atenção primária, secundária e terciária.

PÚBLICO ALVO

Graduados no curso de Enfermagem.

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Primeira quinzena de Março e Segunda Quinzena de Agosto.

 

LOCAL DAS AULAS

UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

18 meses e 3 meses para a monografia.

 

CARGA HORÁRIA

400 horas 

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelo Centro Universitário das  Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*

  1. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*

  1. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)

  1. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

  1. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)

  1. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*

  1. Currículo*

  1. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

 

Coordenação

ProfªDrª Helena de Fátima Bernardes Millani

  

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

  

                                           DISCIPLINAS E EMENTA

 

1- Metodologia Científica

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.

 

2- Epidemiologia, Saúde Preventiva do idoso, Teorias do Envelhecimento

São apresentadas as bases para o estudo da epidemiologia, incluindo conceitos básicos, transições demográfica e epidemiológica, indicadores de saúde, sistemas de informação em saúde. Também são estudados os fundamentos do método epidemiológico e sua aplicação no campo da Gerontologia: epidemiologia descritiva, modelos de estudos em epidemiologia, delineamento de estudos, erros e viéses em pesquisas.. O conceito de promoção de  saúde,  suas  estratégias  de  promoção  de  saúde  na enfermagem.  As evidências de efetividade  de  estratégias  de  promoção  de  saúde  no  atendimento de saúde  no programa saúde da família. Análise crítica e reflexa sobre as diferentes abordagens em promoção de saúde.

 

3- Políticas de Saúde e Modelos de Atendimento Geriátrico/Gerontólogico na prática hospitalar, Ambulatório, Pronto Atendimento e Atenção Básica

Proporcionar o conhecimento sobre os modelos de saúde para o idoso  existentes no Brasil , as bases do planejamento em saúde; perfil epidemiológico e demográfico: impacto nos indicadores de morbi/mortalidade e reflexos para a organização de serviços. Fluxo para atendimento eficaz do idoso em nível de Unidades de Pronto Atendimento, Saúde Básica, Ambulatórios de Especialidades, Atendimento Hospitalar e de Reabilitação.

 

4- Fisiologia do Envelhecimento

Promover conhecimento dos sistemas orgânicos e funcionalidade a partir da   sua normalidade e proporcionar os diferenciais que acontecem com o envelhecimento do ser humano. Estudo dos aspectos morfofuncionais gerais da anatomia macroscópica e microscópica dos órgãos e sistemas esquelético e articular do corpo humano. O conteúdo teórico-prático permitirá ao aluno a compreensão das diferentes formas, localização e funções dos órgãos que compõem os sistemas do corpo humano para ter subsídios para compreender os meios propedêuticos neles relacionados, processos patológicos e métodos terapêuticos que neles possam ser empregados no exercício da profissão. O estudo do funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo humano como o sistema cardiovascular, sistema sanguíneo, sistema digestório, endócrino, respiratório, renal, neurofisiologia e sistemas de regulação dirigidos para a equipe de saúde. 

 

5-Farmacologia na Gerontologia

Introdução ao estudo da Farmacologia. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e Central. Farmacologia dos Principais Órgãos e Sistemas. Farmacologia da Inflamação, da dor, da coagulação. Interações medicamentosas e intoxicações exógenas. Automedicação e modos desejáveis de uso dos medicamentos mais comumente prescritos: analgésicos, ansiolíticos, indutores do sono, anti-hipertensivos, anti hiperglicemiantes, cardiotônicos, antiinflamatórios.

 

6-Psicologia do Envelhecimento e Saúde Mental do idoso

Fundamentos da Gerontopsicologia. Aceitação e qualidade de vida na terceira idade. Quadro da psicologia evolutiva. Atitudes, mitos e estereótipos. Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores. Afetividade e Sexualidade. Direitos do idoso. Auto-estima. Dificuldades no cuidado familiar. Participação social do idoso na comunidade. Autonomia. Isolamento, conforto e satisfação do viver. Patologia, efeitos psicossociais hospitalização. Sono e repouso. Neuropsicologia. Aspectos cognitivos do envelhecimento - inteligência, memória e aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento e do envelhecimento psicossocial. Mitos da velhice. Psicologia das emoções e sentimentos. Motivação & Depressão. Solidão na velhice. O pensamento negativo na velhice. Psicopatologia acentuada no idoso. Psicologia da família. Estilos de comunicação. Resolução de problemas. Liberdade de expressão. Relaxamento e Meditação. Terapia do perdão. Luto. As 5 dimensões do morrer. : Estudo das principais tendências teóricas e de pesquisa do campo e dos principais processos e determinantes de psicopatologia no idoso. Análise das principais tendências populacionais e das implicações para o campo da saúde. Consideração de métodos de avaliação e reabilitação aplicados ao idoso. Discussão de casos clínicos e análise da literatura de pesquisa pertinente.

 

7- Propedêutica do paciente idoso

Propiciar e fortalecer os conhecimentos necessários para que todos os profissionais da área da saúde sejam capazes de realizarem a anamnese e o exame físico direcionando para os cuidados que os idosos necessitam.Buscar os diferenciais necessários para que fortaleça os cuidados humanizados , holísticos e éticos com todos os idosos,serem capazes de construir um novo olhar para a propedêutica  .

 

8 - Patologias e Síndromes Geriátricas dos Sistemas no Envelhecimento

Saúde e Doença. Vida e Longevidade. Prevenção de Doenças. O envelhecimento bem-sucedido. Envelhecimento sensorial: diagnóstico e terapêuticas. Aterosclerose: diagnóstico e tratamento. Vitaminas e reposição hormonal em geriatria. Exercício físico no idoso. Rastreamento de câncer no idoso. Imunização no idoso. Osteoporose: diagnóstico e tratamento. A sexualidade na velhice. Grandes Síndromes Geriátricas: Abordagem do idoso com incapacidade cognitiva. Exame Neuropsicológico. Demências reversíveis. Demências irreversíveis. Depressão: diagnóstico e tratamento. Delirium: diagnóstico e tratamento. Tratamento dos sintomas comportamentais e reabilitação cognitiva. Instabilidade postural: abordagem diagnóstica. Abordagem diagnóstica e terapêutica do idoso com tontura. Imobilidade. Incontinência urinária. Incontinência Fecal. Iatrogenia.. Avaliação funcional global que está diretamente ligada à qualidade de vida do idoso. Sono e envelhecimento. Acidente vascular cerebral: prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação fisioterápica. Tremores nos idosos, tremor essencial e de repouso, parkinsonismo e doença de Parkinson. Gerenciamento de Polipatologias. Abordagem da hipertensão arterial e hipotensão ortostática. Insuficiência cardíaca congestiva no Idoso. Insuficiência coronariana no idoso. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Pneumonia adquirida na comunidade. Diabetes Mellitus no idoso. Osteoartrite no idoso. Constipação intestinal. Principais alterações dermatológicas no idoso. Iatrogenia, Polimedicação e Interações Medicamentosas.

 

9- Nutrição no Envelhecimento

Noções básicas dos constituíntes dos alimentos: macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Digestão: órgãos envolvidos, suas funções e processamento. Hidratação e sua importância na saúde bem como o ph dos líquidos ingeridos. Alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios. Alimentos ácidos e alcalinos e a importância de manter este equilíbrio a fim de evitar problemas como a osteoporose e doenças músculo-esqueléticos. Alergias e intolerâncias alimentares (quais os alimentos mais comuns de causar estes problemas, como diagnosticar estes problemas e solucioná-los). Flora intestinal (como manter o equilibrio e a saúde da flora intestinal e evitar a disbiose). Disbiose como causa de diversos problemas de saúde (pulmonares, pele, articulares…).,Suplementação oral e parenteral. Fatores de risco cardiovascular e seu controle através da alimentação e se necessário suplementação. Alimentação para prevenção do câncer. Alimentação para prevenção do diabetes. 

 

10- Programas de Socialização, Família e Cuidados para idosos.

Estudo dos programas sociais que existem a disposição dos idosos, fortalecerem o vínculo familiar dos idosos, família  e  o  papel  dos  idosos  na  mesma,  do  ponto  de  vista  histórico  e  simbólico,  e  investigar  a  família  como  o  espaço  do  conflito  entre  a  afetividade,  disputas  relacionais  e  exercício  . Capacitar aos cuidados interdisciplinares para o cuidado personalizado com idoso. Compreender o papel do cuidador terapêutico do idoso e a participação dos familiares. Reforço da socialização dos idosos no mundo de hoje.

 

11- Bioética. Terminalidade e Cuidados Paliativos

Estudo da gênese, da natureza e do alcance da Bioética no âmbito da pesquisa, da terapia e da clínica nas ciências biomédicas; das principais questões relacionadas com o desenvolvimento e o final da vida humana: respeito à dignidade humana, distanásia, obstinação terapêutica, eutanásia, cuidados paliativos, direito de morrer;da Bioética e a instituição de saúde,em termos da alocação de recursos, da relação médico-paciente; da pesquisa na área de biotecnologia. Trata da questão da morte na velhice, focalizando a especificidade dos cuidados ao fim da vida dos idosos, especialmente a paliação. Estudo do processo de luto antecipatório e do luto posterior à morte.

 

12-Apresentação do Trabalho de Conclusão do curso

Momento de apresentar a construção do trabalho de conclusão do curso, para a banca pré-determinada, de acordo com a linha de pesquisa.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

botao inscrio

 

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

 

Rodovia BR153 Km 338,42

 

Bairro Água do Cateto

 

Fone: (14) 3302-6405

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

0800 770 8788