MBA Gestão Estratégica de Negócios

Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso de nível superior reconhecido pelo MEC, como Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e em outros cursos de áreas afins, envolvidos e/ou interessados na área de gestão empresarial.

PREVISÃO DE INÍCIO

Fevereiro/Março de 2018.

Início mediante formação de turma

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), aos sábados, respeitando-se os períodos de férias letivas.

DURAÇÃO

20 meses e 04 meses para elaboração da monografia.

CARGA HORÁRIA

380 horas.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 20 (vinte) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a) Uma Fotocópia do RG e do CPF

b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer original para conferência)

d) Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e) Duas Fotos 3x4 recente (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f) Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g) Currículo

h) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 95,00 (Noventa e cinco reais)

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 

DISCIPLINAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

GESTÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Comportamento empreendedor. O perfil do empreendedor de sucesso. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Negociação, estratégias e tipologias. Intraempreendedorismo. Desenvolvimento de oportunidades. Estratégias Empreendedoras.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Gestão estratégica. Unidade estratégica de negócios. Estratégias empresariais competitivas. Formação da estratégia. Cenários estratégicos. Modelo SWOT. Metodologias de elaboração de plano estratégico. Elaboração de Planejamento Estratégico de Negócios.

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Plano de Internacionalização. Tendências, preparação e adequação do produto às exigências internacionais. Incoterms. Formação de Preços. Estabelecimento de Mercados Prioritários. Estratégia de Marketing Internacional. Atuação, negociação, logística, seguros e recebimento das divisas.

GESTÃO DE MARKETING E PROPAGANDA

Fundamentos de Marketing. Ambiente e sistema de marketing. Os mercados e segmentação de mercado. Sistema de informação de marketing. Visão geral do composto de marketing e da administração de marketing. Marketing estratégico. Plano de Marketing e propaganda.

GERÊNCIA DE PRODUTOS E MARCAS

Composto e Desenvolvimento de Novos Produtos. Ciclo de Vida de Produtos. Portfólio de Produtos. Design e Tecnologia de Embalagem. Estratégia e Posicionamento da Marca. Estudos de casos.

GESTÃO DA FORÇA DE VENDAS

Relação estratégica entre Gestão de Marketing e Gestão da Força de Vendas. Métodos de organização da força de vendas. Composição da força de vendas. Treinamento, liderança da equipe de vendas. Controle, análise e avaliação de desempenho de vendedores.

LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Definição do sistema logístico. Estruturas organizacionais em Logística. Componentes da cadeia de logística. Supply chain management. Integração total e parcial. Natureza e estabelecimento dos canais. Distribuição física no atacado e varejo.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

As tendências emergentes nas organizações e nas empresas. Gestão de pessoas e as mudanças. A liderança como diferencial competitivo das organizações. A construção de equipes de alto desempenho. A energização humana para atingir os objetivos organizacionais e pessoais.

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Novas tendências e abordagens na administração de conflitos. Como entender e tolerar as diferenças, diversidades e contradições dos semelhantes no ambiente corporativo. O papel da liderança na administração de conflitos. Práticas de relações interpessoais no trabalho.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Elementos da matemática financeira e engenharia econômica: princípios e instrumentos para análise de alternativas de investimentos. Operações de Crédito. Análise de equilíbrio e sensibilidade. Substituição de equipamentos. Efeitos da inflação, variação cambial, depreciação e imposto de renda nas análises. Condições de Risco. Estudos de casos.

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

Gerenciamento de custos e desempenho. Análise estratégica versus análise convencional de custos. Análise de custos e aplicações gerenciais de cadeia de valor. Análise do ponto de equilíbrio (produção, econômico e administrativo). Utilização da margem de contribuição no processo decisório. Impactos dos custos nas diversas áreas da organização. Custo padrão e suas implicações no controle de empresas. Formação de preços de venda.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e Desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto de monografia.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.

TÓPICOS ESPECIAIS

Serão ministrados temas atuais e/ou emergentes, como Globalização da Economia e Relações Internacionais; Direito do Consumidor; Liderança e Gestão; etc.

 

botao inscrio

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

Rodovia BR153 Km339 + 400m

Bairro Água do Cateto

Ourinhos – SP

(14) 3302-6405 ou (14) 99638-8187 Whatsaap

www.fio.edu.br

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Inscrições: fio.edu.br/formulariopos