Gestão Estratégica de Negócios

Apresentação do Curso

Graduados em curso de nível superior reconhecido pelo MEC, como Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e em outros cursos de áreas afins, envolvidos e/ou interessados na área de gestão empresarial.

Primeira quinzena de Março e Segunda Quinzena de Agosto.

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Sábados (8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

400 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

Isento

1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*

1. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*

1. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)

1. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

1. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)

1. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*

1. Currículo*

1. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

Prof. Esp. Wainer Albanez

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

GESTÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Comportamento empreendedor. O perfil do empreendedor de sucesso. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Negociação, estratégias e tipologias. Intraempreendedorismo. Desenvolvimento de oportunidades. Estratégias Empreendedoras.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Gestão estratégica. Unidade estratégica de negócios. Estratégias empresariais competitivas. Formação da estratégia. Cenários estratégicos. Modelo SWOT. Metodologias de elaboração de plano estratégico. Elaboração de Planejamento Estratégico de Negócios.

CENÁRIO ECONÔMICO GLOBAL E TENDÊNCIAS

Relações Internacionais. Globalização Produtiva. Globalização Financeira. Globalização Ambiental. Acordo de Kyoto. Instrumentos de Gestão Internacional. Negociação Internacional. Fundamentos de Comércio Internacional. A dinâmica da internacionalização de empresa. Tendências do mercado global.

GESTÃO DE MARKETING E PROPAGANDA

Fundamentos de Marketing. Ambiente e sistema de marketing. Os mercados e segmentação de mercado. Sistema de informação de marketing. Visão geral do composto de marketing e da administração de marketing. Marketing estratégico. Plano de Marketing e propaganda.

GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS

Composto e Desenvolvimento de Novos Produtos. Ciclo de Vida de Produtos. Portfólio de Produtos. Design e Tecnologia de Embalagem. Estratégia e Posicionamento da Marca. Estudos de casos.

GESTÃO DA FORÇA DE VENDAS, LOGÍSTICA E CANAIS  DE DISTRIBUIÇÃO

Relação estratégica entre Gestão de Marketing e Gestão da Força de Vendas. Métodos de organização da força de vendas. Composição da força de vendas. Treinamento, liderança da equipe de vendas. Controle, análise e avaliação de desempenho de vendedores. Definição do sistema logístico. Estruturas organizacionais em Logística. Componentes da cadeia de logística. Supplychain management. Integração total e parcial. Natureza e estabelecimento dos canais. Distribuição física no atacado e varejo.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

As tendências emergentes nas organizações e nas empresas. Gestão de pessoas e as mudanças. A liderança como diferencial competitivo das organizações. A construção de equipes de alto desempenho. A energização humana para atingir os objetivos organizacionais e pessoais. Novas tendências e abordagens na administração de conflitos. Como entender e tolerar as diferenças, diversidades e contradições dos semelhantes no ambiente corporativo. O papel da liderança na administração de conflitos. Práticas de relações interpessoais no trabalho.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Elementos da Matemática Financeira e Engenharia Econômica: instrumentos para análise de alternativas de investimentos. Operações de Crédito. Políticas econômicas. Análise de equilíbrio e sensibilidade. Substituição de equipamentos. Condições de Risco. Análise de crédito e risco.

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Sistema de gerenciamento de custos e desempenho. Análise estratégica versus análise convencional de custos. Análise de custos e aplicações gerenciais de cadeia de valor. Análise do ponto de equilíbrio (contábil, econômico e financeira). Utilização da margem de contribuição no processo decisório. Impactos dos custos nas diversas áreas da organização. Custo padrão e suas implicações no controle de empresas. Formação de preços de venda.

MÉTODOLOGIA CIENTÍFICA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia.

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

Rodovia BR153 Km339 + 400m