FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO ITIL E GOVERNANÇA DE TI COM O FRAMEWORK COBIT 5.0

Docente: Luis Ricardo Teiga Ramalho

Especialista em Governança, Gerenciamento de Serviços, Risco e Compliance. Palestrante no 1º Congresso Internacional de Governança de TI ITG Summit 2015.

 

Público Alvo

Alunos de graduações relacionadas à Tecnologia e Administração que possuem interesse em construir uma carreira executiva com foco em Gestão de TI e Operações estratégicas de TI com foco em (Service Desk, Fábrica de Software, Arquiterura).

 

Objetivos

Gerais

Dar visibilidade do cenário de Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL & Governança de TI com COBIT 5.0 entendendo as principais práticas de gestão de TI do mercado preparando o aluno para as certificações oficiais e necessidades do mercado.

Específicos

Entendendo o que são serviços de negócio e serviços de TI e como eles são suportados por uma gestão efetiva de recursos que envolvem pessoas, processos, parceiros (fornecedores) e tecnologia.


Conteúdo Programático

  • Introdução/Fundamentos do ITIL V3 Esquema de certificação profissional
  • Gerenciamento de Serviço como uma Prática
    • Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.
  • Ciclo de Vida do Serviço
    • Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes no ciclo de vida do serviço. Papel da Governança de TI no ciclo de vida
  • Estratégia do Serviço
    • Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores
    • Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro
    • Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço
  • Desenho do Serviço
    • A importância dos 4Ps, aspectos do Desenho de Serviço. Processos:Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Fornecedor.
    • Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de serviço
  • Transição de Serviço
    • Processos: Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço
    • Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento de Serviço. Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço
  • Operação de Serviço
    • Processos: Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Cumprimento de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Acesso. Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativo, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações. Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço
  • Melhoria Contínua de Serviço
    • Modelo PDCA, Modelo de Melhoria de Serviço Continuada, tipos de métricas. Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada
  • Tecnologia e Arquitetura
  • Principais recursos do COBIT 5
    • Estrutura do quadro 5 COBIT
    • A necessidade de Negócios e benefícios fornecidos pelo COBIT 5
    • Analisando os Cinco Princípios
  • Partes interessadas reunião precisa
    • Realização de Benefícios
    • Risco e otimização de recursos
    • Apoiar a criação de valor de negócio através da TI
    • Transformar as necessidades dos envolvidos na estratégia de recurso de uma empresa
    • Esclarecer o propósito da Cascata de Metas
    • Traduzindo metas de alto nível em empresas específicas de TI metas relacionadas
  • Cobrindo o empreendimento final-de-final
    • Um quadro para as empresas e os líderes de TI
    • Inter-relacionando principais papéis e atividades
  • Aplicação de uma estrutura única e integrada
    • Implementação COBIT 5 como um integrador
    • Alinhar as práticas em um único modelo
  • Permitindo uma abordagem holística
    • Avaliar os componentes fundamentais da dimensão de facilitador
    • Analisar os indicadores de medida para atingir metas
  • Separando governança da gestão
    • A direção da empresa de balanceamento e objetivos
    • Governança vs gestão de TI
  • Investigando os Sete Enablers
  • Princípios, políticas e quadros
    • Cumprir as exigências de boas práticas para o alcance, o cumprimento, exceções e monitoramento
    • Políticas de diferenciação e Princípios
  • Processos
    • Analisar as principais características das categorias de meta do processo
    • O Modelo de Referência de Processo
  • Estruturas organizacionais
    • As práticas de execução das operações, a delegação responsabilidade e tomada de decisão
    • As principais responsabilidades dos principais papéis organizacionais
    • Cultura, ética e comportamento
    • Criar, incentivar e manter comportamentos desejados
    • Relacionar ética organizacional e individual com metas
  • Informações
    • Analisar as categorias de qualidade da informação
    • Inter-relacionando as cinco etapas do ciclo da informação com os facilitadores de informação
    • Aplicar atributos de informação em camadas
    • Contexto Avaliação e qualidade da informação para o usuário com atributos-chave
    • Serviços de infra-estrutura e aplicações
    • Analisar os cinco princípios de arquitetura que regem o uso de TI relacionadas com recursos
    • Relacionamento com os facilitadores outros
    • Pessoas, habilidades e competências
    • Definir os requisitos de habilidades para cada função
    • Mapeamento das categorias de habilidades para os domínios do processo
    • Categorias de Habilidade em relação aos domínios do processo

 

Metodologia

Aulas expositivas, utilizando slides contendo conteúdo oficial do preparatório para certificação.

 

Avaliação

Desempenho individual em sala de aula através da participação e envolvimento.

 

Critérios de aprovação

Frequência mínima de 75%

Avaliação com nota igual ou maior a 7.00

 

Material Didático:

Apostila / CD contendo slides

 

Carga Horária Total

40 horas/aula;

Distribuição do Curso em: 03 meses;

Encontros Quinzenais de 8horas.

 

Total de Vagas

Mínimo 15 e no máximo 30 vagas.

 

Local e horário do curso

Faculdades Integradas de Ourinhos

Sábados Manhã e Tarde

Das .08h00m as 12h00m e das 13h00m as 17h00m

 

Inscrições para o curso: Abertas

            Faculdades Integradas de Ourinhos

            Sala de Pós-Graduação e Cursos de Extensão

            Bloco 04 sala 416

 

Horário de atendimento:das 07h20m às 11h50m, das 13h00m às 17h40m e das 19h30m as 22h30m (segunda à sexta)

                                             das 08h30 às 16h45 e das 13h30 às 16h45 aos sábados

Cronograma

Semana

Conteúdo

1

Preparatório ITIL

2

Preparatório ITIL

3

Preparatório COBIT

4

Preparatório COBIT

5

Exercicios em Grupo (Business Game)

*Início previsto para o dia 21/05/2016, mediante formação de turma.

 

Referências

Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI – Preparatório para a Certificação ITIL Foundation, Autor: Freitas, Marcos Andre dos Santos

Gerenciamento de Serviços de TI na Prática – Uma abordagem com base na ITIL

Autor: Ivan Luizio Magalhães / Walfrido Brito

Cobit 5.0 Framework - ISACA