FIES - Financiamento Estudantil

FIES 2016 SEGUNDO SEMESTRE - ALUNOS CALOUROS

Site: http://fiesselecao.mec.gov.br/

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2016 o estudante que:• tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos; e• tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero. 

Qual o período de inscrições do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

As inscrições do processo seletivo do Fies devem ser realizadas no período de 24 de junho de 2016 até as 23 horas e 59 minutos de 29 de junho de 2016, observado o horário oficial de Brasília. 

Como devem ser efetuadas as inscrições do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, no período de 24 a 29 de junho de 2016. Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deve se cadastrar no Fies Seleção, selecionando a opção Primeiro acesso. Para efetuar o cadastro, o estudante deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem, a partir da edição de 2010, e se obteve, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima, o sistema pedirá ao candidato que cadastre uma senha, com a qual terá acesso ao sistema para fazer a inscrição no processo seletivo do Fies, e que informe um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

Mais informações no site: http://fiesselecao.mec.gov.br/?pagina=faq#inscricoes

Quando será divulgado o resultado do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de junho de 2016. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera. 

Como são classificados os estudantes inscritos no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

O estudante é classificado de acordo com a nota obtida no Enem, observada a seguinte sequência:

I – Estudantes que não tenham concluído o ensino superior; e 

II – Estudantes que já tenham concluído o ensino superior. Assim, primeiramente serão classificados, de acordo com as notas obtidas no Enem, os estudantes que ainda não tenham concluído o ensino superior e, somente após esses estudantes, os candidatos que já tenham concluído o ensino superior, observando suas notas obtidas no Enem. 

Como saber os resultados do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, assim como a lista de espera, no Fies Seleção, no endereço eletrônico: http://fiesselecao.mec.gov.br, e na instituição em que efetuou a inscrição.

ATENÇÃO: É de inteira responsabilidade dos estudantes a consulta aos resultados e o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.  

Como proceder após ser pré-selecionado na chamada única do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016?

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br, para contratação do financiamento no período de 1º de julho de 2016 até as 23 horas e 59 minutos de 07 de julho de 2016. 

Como o estudante deve proceder após concluir a inscrição no SisFies?

Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve: Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição; e comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA. 

Fonte:http://fiesselecao.mec.gov.br/

Documentação Necessária:

ALUNO

  • CPF
  •  RG
  •  CERTIDÃO   DE NASCIMENTO/CASAMENTO
  •  COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  •  COMPROVANTE DE RENDA
  •  HISTÓRICO ESCOLAR

MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR  (De cada membro do grupo familiar)

  • CPF
  • RG
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO/CASAMENTO
  • COMPROVANTE DE  RESIDÊNCIA
  • COMPROVANTE DE  RENDA

 ***Em caso de ausência de renda , apresentar a carteira de trabalho e assinar declaração

informando que não exerce atividade remunerada.

FIADOR

  • CPF
  • RG
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO/CASAMENTO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • COMPROVANTE DE RENDA

CÔNJUGE DO  FIADOR

  • CPF
  • RG

"TRAZER JUNTO COM OS DOCUMENTOS O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO FIES."

OBS* Cabe ao aluno apresentar os documentos originais de todos os membros (aluno, familiares e fiador (es)), acompanhados de cópias simples.

 

fies