Estudos Contemporâneos de Direito: desafios e perspectivas

Os professores da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), concluíram no final de 2010 o livro "Estudos Contemporâneos de Direito: desafios e perspectivas".

A obra organizada pelos professores e advogados Murilo Angeli Dias dos Santos e Dirceu Pereira Siqueira, tem o objetivo de reunir pesquisas aprofundadas dos docentes das FIO e presentear a comunidade jurídica ourinhense com estudos de grande relevância atual.

A proposta do livro é revisitar a Ciência Jurídica de um modo crítico, analisar as novas perspectivas de interpretação do Direito e suas consequências. “Trata-se de um trabalho coletivo, transdisciplinar, que envolve a participação de 14 docentes do curso e mais alguns convidados”, explica o professor Murilo Santos.

A obra aborda as áreas do Direito Constitucional, Civil, Penal, Trabalhista e Processual, além da Filosofia e da Psicologia Jurídica. Destacam-se as participações de alunos formados em Direito pelas FIO, da psicóloga Elizabeth Piemonte Constantino e do renomado filósofo brasileiro Luiz Paulo Rouanet.

Público alvo - O livro é dirigido aos estudantes e aos operadores do Direito de um modo geral. “A nossa Faculdade de Direito, prestes a completar 10 anos de existência e com 9 turmas já formadas, precisava mesmo lançar um livro que marcasse sua tradição de qualidade no ensino jurídico” afirmou o professor Dirceu Siqueira.

Autores – Os autores que são docentes da graduação em Direito das FIO são:

• Profa. Ana Paula Sefrin Saladini (Direito Processual do Trabalho)
  • Profa. Carla Bertoncini (Direito Civil)
  • Profa. Consuelo Biacchi Eloy (Psicologia Jurídica)
  • Prof. Daniel Marques de Camargo (Direito Processual Civil)
  • Profa. Danielle de Oliveira Cabral Faria (Teoria Geral do Estado)
  • Prof. Dirceu Pereira Siqueira (Direito Internacional)
  • Prof. Emmanuel Gustavo Haddad (Deontologia Jurídica)
  • Prof. Frederico de Ávila Miguel (Direito de Família e Sucessões)
  • Prof. Gustavo Henrique Paschoal (Linguagem Jurídica)
  • Prof. Luiz Fernando Kazmierczak (Direito Penal)
  • Prof. Maurício Gonçalves Saliba (Sociologia Jurídica)