Apresentação do Curso

Banner Virtual Rotativo  Pós-Graduação Pedagogia 720x270px

 

PÚBLICO ALVO

Busca atualizar professores nas práticas de ensino dos diferentes componentes curriculares dos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como profissionais que acompanham essa etapa de escolarização como Professores Coordenadores e Gestores Escolares. As aulas, apoiadas em referenciais teóricos, oferecerão experiências práticas voltadas ao ensino nas áreas da Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e temas transversais. Haverá orientação específica para uso das tecnologias e currículo adaptado ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), em média duas vezes por mês, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

24 meses

 

CARGA HORÁRIA

450 horas

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matrícula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matrícula não será devolvida ao aluno.

 
 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a)     Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)    Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)     Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer o original para conferência)

d)    Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)     Duas Fotos 3x4 recentes (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f)     Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)     Currículo

h)     Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 95,00 (Noventa e cinco Reais)

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

  

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

MÓDULO: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA I: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Relações acerca do currículo na Educação Básica. Organização dos tempos e modos de ensino. Planejamento da aula. Avaliação da aprendizagem: concepções, critérios e instrumentos avaliativos.

 

MÓDULO: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA II: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E ESPAÇOS ESCOLARES

A Natureza dos Conteúdos e sua relação com o ensino. Modalidades Organizativas. Ambientes de Aprendizagem. Mediação e Intervenção na prática de ensino. Rotinas de trabalho.

 

MÓDULO: INFÂNCIA E ESPAÇO ESCOLAR I: REFLEXÕES SOBRE O ALUNO DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Concepções de Infância, criança e Educação. Atividade-guia do desenvolvimento humano. A organização do espaço - Introdução.

 

MÓDULO: INFÂNCIA E ESPAÇO ESCOLAR II: BRINCADEIRAS E JOGOS

Organização de Espaços e ambientes . Brincadeiras, lúdico e jogos na escola. Necessidades infantis. Mediação do professor.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE I

Arte e desenvolvimento humano. Fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino de arte. Desenvolvimento gráfico infantil.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE II

currículo de artes visuais no Ensino Fundamental I. O ensino de arte por projetos. Práticas pedagógicas em artes.

 

MÓDULO: A CULTURA DENTRO DA ESCOLA

Música, desenvolvimento humano e aprendizagem. Fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino de música no Ensino Fundamental I. A música na escola.

 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO I

As hipóteses de escrita: sondagem e intervenção. Atividades iniciais de alfabetização: mediação e intervenção do professor. Tipos de atividades. Modalidades organizativas

 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO II

Atividades permanentes. Desenvolvimento de projetos de ensino. Sequencias didáticas na alfabetização: escrita e leitura.

 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I

O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos de língua portuguesa: oralidade, leitura e escrita. A oralidade usos e formas. Modalidades didáticas para o trabalho com a leitura.

 
 
 
 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II

ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Aundamental.  As etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão – processual e final. modalidades didáticas para o trabalho com a linguagem: reescrita de texto conhecido sem modificações; produção híbrida (autoria parcial) e produção de autoria.  

 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA I

O ensino de história nos anos iniciais a partir do cotidiano dos alunos, de seu tempo e espaço específicos, valorizando sua própria história como alicerce para a ampliação do entendimento das experiências das práticas sociais. Identidades individuais e sociais.

 

MÓDULO: PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA II

 

Conceitos fundamentais para o desenvolvimento da reflexão histórica – fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico - articulados com o conceito de fontes históricas e suas variedades, ressaltando as necessidades metodológicas de cada uma delas. Temporalidades das histórias de vida e suas relações com a localidade, integrando temporalidade e espacialidade.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I

Matemática nos Anos Inciais do Ensino Fundamental: concepções, fundamentos e alguns caminhos para ensinar – jogos e resolução de problemas.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II

Matemática e a prática docente: construção de conceitos numéricos, geométricos e espaciais.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA I

Os conteúdos que fundamentam o ensino de geografia. As competências e habilidades desenvolvidas no ensino de geografia. Atividades de localização e reconhecimento espacial. A linguagem cartográfica, gráfica e a leitura em tabelas. Relações entre o espaço e o sujeito no cotidiano.

 

MÓDULO: PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA II

O espaço e o corpo na aprendizagem. A linguagem cartográfica no espaço escolar, social e virtual. Relações humanas e espaço. A cultura e o espaço.

 

MÓDULO: PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS I

O Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Eixos Temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Terra e Universo e Ciências e Tecnologia. A criança e o conhecimento científico.

 

MÓDULO: PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS II

Práticas de ensino e de aprendizagem da área de Ciências da Natureza: conteúdos, conceitos e metodologia.

 

MÓDULO: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ACESSIBILIDADE: PRÁTICAS INICIAIS

Adequações Curriculares de Grande e Pequeno Porte. Planejamento de ações de adequação de grande e pequeno porte para o público alvo da educação especial. Acessibilidade, Barreiras, Desenho Universal e Tecnologia Assistiva. Estudo das condições relacionadas a: edificações; transporte; equipamentos e mobiliários e sistemas de comunicações.

 

MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA

O projeto de pesquisa na perspectiva da investigação didática. A pesquisa bibliográfica e os fundamentos teóricos. Procedimentos de investigação e metodologias de análise. Elaboração de artigo científico. Normas técnicas.

 

 

botao inscrio

  FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

 Rodovia BR153 Km 338,42

 Bairro Água do Cateto

 Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6457