Docência do Ensino Superior

Apresentação do Curso

 

PÚBLICO ALVO

Graduados em Curso de Ensino Superior nas diversas áreas.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Segunda quinzena de Novembro e Primeira Quinzena de Fevereiro.

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

18 meses e 03 meses para elaboração de trabalho final.

 

CARGA HORÁRIA

420 horas, sendo 360 horas de curso e 60 horas relativo á elaboração do trabalho final de curso.

O curso contará com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em 20% da carga horária das disciplinas, ou seja, 72h, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Portaria MEC nº 1134 de 10 de outubro de 2016 e Decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive no trabalho final de curso. Os referidos trabalhos de conclusão serão apresentados pelo aluno e avaliados por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*

  1. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*

  1. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)

  1. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

  1. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)

  1. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*

  1. Currículo*

  1. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

 
 

Coordenação

Prof. Dr. Gilson Ap. Castadelli e Profa. Dra. Rosemary T. Nicácio

 
 

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

 
 

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

DISCIPLINA 1 - Inovação Disruptiva na Educação

A Revolução 4.0 e o contexto da contemporaneidade. As tecnologias no cotidiano da vida social. A Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machininglearning, computação na nuvem, etc.  A Educação 4.0 no atual contexto da Revolução Tecnológica. Os desafios da Educação para o Século XXI.

 
 

DISCIPLINA 2 - Cenário histórico e político da Educação

O Século XX e suas marcas históricas e políticas. Concepções pedagógicas e psicológicas permeadas pelo contexto histórico. O aluno como sujeito histórico. A interferência e ideologia construída na vivência histórica. O cenário histórico e político no início do Século XXI.

 
 

DISCIPLINA 3Teorias da Aprendizagem

A aprendizagem: conceitos e concepções. Piaget e suas contribuições. Vygotsky e suas contribuições. As relações entre aprendizagem e as práticas pedagógicas.

 

DISCIPLINA 4Inclusão e Acessibilidade

Conceito de inclusão. A sociedade pluralista e suas características. Formas de exclusão no ambiente universitário. Inclusão na perspectiva de gênero, etnia, sexualidade, faixas geracionais, pessoas com necessidades educacionais especiais, condição sócio-econômica, etc. Características e fundamentos. Legislação para inclusão. Inclusão e currículo. Relações interpessoais e diversidade. Acessibilidade.

 

DISCIPLINA 5 - Metodologias Ativas I

O desafio do ensino e as novas metodologias. A sala de aula invertida. Rotação por estações.Peerinstruction.

 

DISCIPLINA 6 - Práticas de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior I

O uso dos Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação em situações de ensino e de aprendizagem no Ensino Superior.

 

DISCIPLINA 7 - Políticas e Legislação Educacionais

A organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema educacional brasileiro. Legislação para o Ensino Superior. As Diretrizes Curriculares. Os Projetos Pedagógicos de Curso – PPC. O NDE – Núcleo Docente Estruturante. Avaliações externas. A CPA – Comissão Própria de Avaliação.

 

DISCIPLINA 8 - Ética e Responsabilidade Social na contemporaneidade

Ética através das teorias clássicas. Contratualismo e sociedade. Bioética e ética prática. Ética na Educação. Ética e tecnologia.

 

DISCIPLINA 9 - Espaços de Ensino na contemporaneidade

Os diferentes espaços pedagógicos – reais e virtuais. A sala de aula. Espaços externos. Ambiente virtual de aprendizagem. Vídeo-aula e webinar. Estudios de produção.

 

DISCIPLINA 10 - Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem

O currículo: conceito e princípios. Planejamento da prática pedagógica: concepções que embasam e sua organização. A avaliação da aprendizagem: instrumentos, critérios e função. Avaliação por pares e autoavaliação.

 

DISCIPLINA 11Metodologias Ativas II

Aprendizagem baseada em Problemas. Aprendizagem baseada em Projetos. Games e Gamificação. Design Thinking.

 

DISCIPLINA12 - Práticas de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior II

Práticas de ensino e aprendizagem com Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação no Ensino Superior. Experiências e reflexões nas relações do planejamento das práticas de ensino.

 

DISCIPLINA 13 - Cultura e Poder nos espaços de aprendizagem

Conceito de cultura. Cultura e educação. A cultura no espaço universitário. Relações de poder no cotidiano da sala de aula. O cotidiano como indicador da cultura institucional

 

DISCIPLINA 14 - Docência na Educação a Distância

A docência do Ensino Superior frente aos paradigmas do Século XXI. A História da EaD no Mundo e no Brasil. Saberes do Professor e a Tutoria. As práticas e desafios na Educação a Distância. O aluno virtual e real. O diálogo e o discurso em ambiente de aprendizagem. A produção de material para EaD.

 

DISCIPLINA 15 - Laboratório de Pesquisa Científica: Fundamentos, Metodologias e Procedimentos.

A organização do conhecimento. A prática da pesquisa articulada ao ensino. A linguagem científica e as normas técnicas. Metodologias pertinentes à organização das experiências de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. A produção de ensino colaborativo em laboratório: planejamento e vivência. A figura do mentor (Coordenador). Modos de execução e avaliação. Elaboração de artigo científico para a conclusão de curso.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E AVALIAÇÃO

O presente curso destina-se a formação de professores para atuarem no Ensino Superior a partir dos princípios e fundamentos que regem a Educação 4.0, dessa forma, a metodologia de ensino ao longo do curso será baseada no princípio das metodologias ativas como aprendizagem colaborativa, peerinstruction, sala de aula invertida, problematização, entre outras. As avaliações ocorrerão em cada disciplina e poderão utilizar-se de diferentes instrumentos sendo os critérios informados antecipadamente aos alunos.

 


botao inscrio

 FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR153 Km339 + 400m

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6400 / Fax: (14) 3302 6457

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.