Docência do Ensino Superior

Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, que atuam ou desejam atuar na prática docente em Instituições de nível Médio, Técnico ou Superior.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

---

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), em média duas vezes por mês, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

21 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

CARGA HORÁRIA

360 horas (+ monografia)

 

Obs.: Os cursos contarão com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a)     Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)    Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)     Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer o original para conferência)

d)    Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)     Duas Fotos 3x4 recentes (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f)     Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)     Currículo

h)     Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 95,00 (Noventa e cinco Reais)

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

  

DISCIPLINAS E EMENTAS

 MÓDULO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O “Eu” – aluno reconhecido através das diferentes experiências vividas. O professor e as marcas produzidas. O resgate do eu na docência. Reflexão sobre o papel docente frente à aprendizagem. O docente do nível superior e a multiculturalidade presente na sala de aula.

 

MÓDULO: CENÁRIO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO

O Século XX e suas marcas históricas e políticas. Concepções pedagógicas e psicológicas permeadas pelo contexto histórico. O aluno como sujeito histórico. A interferência e ideologia construída na vivência histórica.

 

MÓDULO: ENSINO E VIRTUALIDADE

Espaço e Virtualidade. Espaços alternativos de aprendizagem. Técnica, Tecnologia e Conhecimento. Territorialização e desterretorialização. Educação Aberta.

 

MÓDULO: CURRÍCULO E PRÁTICA DE ENSINO I

Conceito de currículo. Currículo e espaço. O espaço na aprendizagem. Práticas pedagógicas em diferentes espaços: físico e virtual.

 

MÓDULO:FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Os fundamentos da sociologia. As Contribuições dos diferentes pensadores: Durkheim, Marx e Weber. Relações de poder na sociedade. Novos paradigmas da organização escolar. Mudanças nas relações de trabalho e reflexos na educação escolar.  

 

MÓDULO: TEORIAS DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem: conceitos e concepções. Piaget e suas contribuições. Vygotsky e suas contribuições.

 

MÓDULO: DIDÁTICA

A didática no Ensino Superior. Planejamento e Ensino. Estratégias e organização didático pedagógica. Gestão do tempo.

 

MÓDULO: AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Conceito e Concepções. Formas, tipos e instrumentos. Avaliação e aprendizagem. Avaliação e ensino.

 

MÓDULO: PROJETO DE PESQUISA  

Instrumentalização para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Levantamento de tema e objetivos de pesquisa. Aquisição de conhecimentos sobre os paradigmas de pesquisas e de normas técnicas. Integração entre as diferentes disciplinas do curso aos conhecimentos teórico-metodológicos da pesquisa científica.

 

MÓDULO: POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAIS

A organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema educacional brasileiro. Legislação de ensino. O Ensino Superior. Avaliações externas.

 

MÓDULO: EDUCAÇÃO, CULTURA E PODER

Conceito de cultura. Cultura e educação. A cultura escolar. Relações de poder no cotidiano. O cotidiano como indicador de cultura.

 

MÓDULO: LINGUAGEM E EXPRESSÃO CORPORAL

Abordagem interdisciplinar sobre a utilização prática da linguagem corporal enquanto mediadora e facilitadora do processo ensino aprendizagem.

 

MÓDULO: ENSINO E VIRTUALIDADE II

Mídia e Educação. Prática de trabalho em grupo multidisciplinar para desenvolvimento de cursos na modalidade EaD. Estudo das interações para aprendizagem em ambientes tecnológicos em EaD. Análise pedagógica e de softwares aplicáveis em EaD. Base pedagógica para desenvolvimento de produtos e técnicas para a EaD.

 

MÓDULO: CURRÍCULO E PRÁTICA DE ENSINO II

Práticas pedagógicas. Planejamento na perspectiva multidisciplinar. Aprendizagem colaborativa.

 

MÓDULO: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Ética através das teorias clássicas. Contratualismo e sociedade. Bioética e ética prática.

 

MÓDULO: SEMINÁRIO DE PESQUISA  

A construção do objeto de pesquisa. O percurso metodológico. As referências e o diálogo entre pesquisador e objeto. A argumentação. A interlocução como estratégia de construção de pensamento.

 

MÓDULO: PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Inclusão na Educação. Diferenças, Preconceitos e Estigmas Sociais. O espaço acadêmico, como locus de Inclusão, Diferentes Linguagens e Tecnologias a serviço da inclusão. Tecnologia Assistiva nos diferentes contextos de ensino do aluno com deficiência e em diferentes de áreas de formação profissional.

 

MÓDULO: OFICINA DE JOGOS COOPERATIVOS E RECURSOS DIDÁTICOS

Abordagem interdisciplinar sobre jogos cooperativos como ferramenta didático-pedagógica: conceitos, finalidades, conteúdos, aplicação e prática em sala de aula.

 

MÓDULO: PROJETOS INTERDISCIPLINARES  

A importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. O tema gerador como articulador dos projetos interdisciplinares. Organização, redação e apresentação de projeto interdisciplinar.

 

MÓDULO: ENSINO E VIRTUALIDADE III

Modelos para ambientes de trabalho cooperativo baseado em computador (CSCW). Tecnologias de comunicação e informação para suportar o trabalho cooperativo. Tecnologia Digital na construção de cursos na modalidade EaD. Planejamento de sistemas tecnológicos digitais em Ead. Operação básica de ferramentas digitais na modalidade EaD. Sistemas de apoio a decisão em grupo. Projeto e desenvolvimento de ferramentas para suportar o trabalho em grupo cooperativo no contexto educacional.

 

MÓDULO: CURRÍCULO E PRÁTICA DE ENSINO III

Práticas colaborativas. Novos diálogos entre diferentes interlocutores. A mediação e a intervenção.

 

MÓDULO: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA 

Docência, conceitos e desafios. Formação inicial e continuada. Saberes necessário a formação da docência do ensino superior. Postura e características do docente e da docência.

 

INSCRIÇÕES (CLIQUE AQUI)

 FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR153 Km339 + 400m

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6400 / Fax: (14) 3302 6457

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.