MBA Gestão Ambiental

Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, com atuação e/ou interesse na área de gestão e controle da qualidade ambiental, interessados em atualização de conhecimentos e qualificação profissional para buscar soluções que possibilitem uma interação positiva entre desenvolvimento, sustentabilidade e preservação ambiental.

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Início mediante formação de turma

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8h às 12h e 13h às 17h), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

24 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

 

CARGA HORÁRIA

360 horas e 03 meses para elaboração da monografia.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 35 (trinta e cinco) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matricula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matricula não será devolvida ao aluno.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a) Uma Fotocópia do RG e do CPF

b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso; trazer original para conferência)

d) Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e) Duas Fotos 3x4 recente (coloridas; não podem ser digitalizadas ou fotocopiadas)

f) Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g) Currículo

h) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 95,00 (Noventa e cinco reais)

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

*Obs.: No valor das parcelas das mensalidades estão inclusas 20 fotocópias referentes ao material didático, por final de semana de aulas. Os custos com fotocópias que excederem essa quantidade deverão ser pagos pelo aluno, à parte.

 
 
 

DISCIPLINAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

MÓDULO I: Ecossistemas e Biodiversidade– 32 horas

Conceitos básicos em ecologia, dando ênfase aos ecossistemas e discutindo as situações atuais da biodiversidade, permitindo ao aluno das diferentes áreas, uma visão global e integrada do meio ambiente. Inventário e monitoramento de fauna e flora. Estudos de impactos de invasões biológicas em ecossistemas brasileiros. Bioindicadores ambientais. 

 

MÓDULO II: Gestão Ambiental- 16 horas

Conceitos e terminologia técnica em Gestão Ambiental e as ferramentas de Gestão

 

MÓDULO III: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – 24 horas

Desenvolvimento histórico. Marcos da evolução, da tomada de consciência e do agravamento das questões ambientais, chegando nos principais problemas ambientais atuais, tais como: mudança climática, efeito estufa, sequestro e comércio de carbono, desmatamento/queimada e suas consequências, em busca de um desenvolvimento sustentável.

 

MÓDULO IV - Prevenção à poluição e produção mais limpa – 24 horas

Conceitos e elementos básicos com relação às ações de Prevenção e Controle da Poluição, Produção mais limpa. Apresentar meios para adoção de processos, tecnologias e produtos que utilizem energia e materiais de maneira mais eficiente em todo o ciclo de vida dos produtos

 

MÓDULO V - Legislação Ambiental– 24 horas

Princípios legais, estudo das leis da área ambiental e suas aplicações na atuação em Gestão Ambiental. Autorizações, Processos de Licenciamento, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), Relatório de Análise Preliminar de Risco (RAP), Obrigações Legais, e Metodologias de Avaliação e Impactos Ambientais. 

 

MÓDULO VI - Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais – 24 horas

Autorizações, Processos de Licenciamento, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), Relatório de Análise Preliminar de Risco (RAP), Obrigações Legais, e Metodologias de Avaliação e Impactos Ambientais.

 

MÓDULO VII – Metodologia Científica – 32 horas 

Autorizações, Processos de Licenciamento, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), Relatório de Análise Preliminar de Risco (RAP), Obrigações Legais, e Metodologias de Avaliação e Impactos Ambientais. 

 

MÓDULO VIII - Análise de Risco – 16 horas

Avaliação de risco ambiental e para saúde humana, uma nova abordagem no contexto da avaliação de risco (HAZOP, APR, FAST 5.0). 

 

MÓDULO IX - Manejo e Remediação de Áreas Contaminadas – 16 horas

Principais aspectos estratégicos, legais e técnicas envolvidas quando se tem conhecimento da possibilidade, ou da efetiva existência de passivos ambientais, no empreendimento no solo e água subterrânea. Posturas, atitudes, cuidados e responsabilidades dos gestores do "negócio".

 

MÓDULO X - Gestão de Resíduos Sólidos – 16 horas

Análise dos princípios, procedimentos, normas e critérios referentes a geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos visando controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais, conforme legislação específica. 

 

MÓDULO XI - Gestão de Recursos Hídricos – 24 horas

A importância do argumento econômico-financeiro em projetos ambientais. Métodos de análise de custo-benefício dos fatores ambientais. Contabilidade de fatores ambientais. Contabilidade de passivos ambientais. Projetos ambientais como planos de negócios.

 

MÓDULO XII - Educação Ambiental e Marketing Institucional – 16 horas

Estudo de propostas de ensino de Educação Ambiental e a interação entre as organizações. Planejamento, elaboração, aplicação e avaliação de atividades para a atividades de Educação Ambiental e Marketing Institucional.

 

MÓDULO XIII - Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos Ambientais – 24 horas

A importância do argumento econômico-financeiro em projetos ambientais. Métodos de análise de custo-benefício dos fatores ambientais. Contabilidade de fatores ambientais. Contabilidade de passivos ambientais. Projetos ambientais como planos de negócios.

 

MÓDULO XIV - Sistema de Gestão Ambiental e Integrado – 24 horas

Gerenciamento ambiental, desenvolvendo a fundamentação necessária através de conceitos básicos e referências normativas (série ISO 14.000), situando na aplicação das empresas e órgãos de controle, finalizando em um Sistema de Gestão Integrado (ISSO 9000/OHSAS/8001)

 

MÓDULO XV - Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental – 16 horas

Técnicas e ferramentas gerenciais, que os habilitem a gerenciar, através do monitoramento, definindo ações corretivas e preventivas no Sistema de Gestão Ambiental. 

 

MÓDULO XVI - Políticas Públicas e Ambientais – 16 horas

Conceitos de Política Ambiental. Análise dos Instrumentos de política ambiental. Políticas Ambientais Globais. O papel do terceiro setor em políticas ambientais. Elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas.

 

MÓDULO XVII - Docência do Ensino Superior– 24 horas

Educação, didática e pedagogia; o ensino e o método; o professor em sala de aula; a prática de didática contemporânea; a ética, estética e disciplina: a didática do compromisso; o plano de ensino, o projeto pedagógico de um curso, avaliação da qualidade do ensino superior.

 

botao inscrio

 

 FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS/SP

Rodovia BR153 Km 338,42

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405