Fisioterapia Cardiorespiratória - Adulto, Pediátrico e Neonato

Apresentação do curso

ESPECIALIZAÇÃO FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA – ADULTO, PEDIÁTRICO E NEONATO.

PÚBLICO ALVO

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Fisioterapia.

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

LOCAL DAS AULAS

UNI/FIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

DURAÇÃO

18 meses e 03 meses para elaboração da monografia.

CARGA HORÁRIA

400 horas e 03 meses para elaboração da monografia/artigo cientifico.

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas UNI-FIO  Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

NÚMERO DE VAGAS

As vagas são limitadas ao número máximo de 20 (vinte) alunos. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

VALOR DA INSCRIÇÃO

A critério do setor de Pós Graduação da UNI/FIO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Julio Alberto Agante Fernandes

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados.

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

DISCIPLINA 1 – ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA E VASCULAR.

Ementa: Estudo dos aspectos morfofuncionais gerais da anatomia macroscópica e microscópica do sistema cardiorrespiratório e vascular e seus correlatos. O estudo do funcionamento dos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e seus correlatos e implicações clínicas sobre elas em adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 2 – FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS CARDIORRESPIRATÓRIAS

Ementa:Evolução dos conceitos básicos da Patologia. Lesões celulares reversíveis, irreversíveis e reparação das lesões. Inflamação. Alterações nas principais doenças circulatórias, cardíacas e respiratória em adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 3 – FARMACOLOGIA

Ementa: Noções de Farmacocinética e Farmacodinâmica. Discutir sobre a classificação, mecanismo de ação, indicações, efeitos colaterais e interações das principais drogas na cardiologia e pneumologia em uso clínico e em UTI adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 4 – PSICOLOGIA PARA FISIOTERAPEUTA E SUA IMPORTÂNCIA CLÍNICA.

Ementa: Definição de psicologia, objetivo de estudo da Psicologia na Fisioterapia. Desenvolvimento psíquico do ser humano. Comportamento, emoção, aprendizado, motivação, inteligência e criatividade. Relação terapeuta-paciente na prática: clínica e UTI.

DISCIPLINA 5 – EMERGÊNCIAS CLÍNICAS

Ementa: Procedimentos e condutas para prestação de socorro em situações emergenciais, emergências clínicas, abordagem do paciente em crise e treinamento de Primeiros Socorros.

 

DISCIPLINA 6 – EXAMES COMPLEMENTARES APLICADOS A FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA

Ementa: Estudo dos exames de Imagem – Radiografia, Tomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética e suas implicações clínicas. Exames Laboratoriais na rotina do fisioterapeuta cardiorrespiratório e na prática clínica em adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 7 – RECURSOS, MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA

Ementa: Uso das técnicas de cinesioterapia, higiene brônquica, insuflação e desinsuflação pulmonar. Avaliação Pneumológica (Ventilometria, Manovacuometria, Pico de Fluxo Expiratório, Espirometria e novas tecnologias). Oxigenoterapia. Avaliação cardíaca, estratificação de riscos e processo de prescrição de exercícios – Reabilitação Cardiorrespiratória em adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 8 – INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA CARDIORRESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM CONDIÇÕES ESPECIAIS

Ementa: Definição dasprincipais doenças cardíacas e respiratórias em âmbito enfermaria e UTI. Definição das alterações funcionais de cada doença promove no individuo. Meios de Intervenção e particularidades desta que a fisioterapia cardiorrespiratória dispõe para reabilitação do indivíduo x doença.

 

DISCIPLINA 9 – INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA CARDIORRESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA

Ementa: Definição dasprincipais doenças cardíacas e respiratórias em âmbito enfermaria e UTI pediátrica e neonatal. Definição das alterações funcionais de cada doença promove no individuo. Meios de Intervenção e particularidades desta que a fisioterapia cardiorrespiratória dispõe para reabilitação do indivíduo x doença em pediatria e neonatologia.

 

DISCIPLINA 10 – CIRURGIA CARDÍACA E PULMONAR E MONITORAMENTO EM PÓS-CIRÚRGICO CARDÍACO E PULMONAR

Ementa: Compreensão dos processos cirúrgicos cardíacos e pulmonares, processo de monitoramento na UTI. Avaliação de riscos. Aferição das alterações funcionais, profilaxia ao imobilismo, cuidados fisioterápicos no pós-operatório, prescrição de exercícios. Contraindicações absolutas à fisioterapia e contraindicações relativas e evolução do paciente adultos, pediátrico e neonato.

DISCIPLINA 11 – VENTILAÇÃO MECÂNICA – I

Ementa: Definição da ventilação mecânica, princípios, modos, modalidades ventilatórias, análise gráfica (pressão, volume e fluxo) das modalidades. Índices, escalas, valores preditos e exames para desmame. Processo de desmame ventilatório na paciente adulto.

DISCIPLINA 12 – VENTILAÇÃO MECÂNICA – II

Ementa: Definição da ventilação mecânica, princípios, modos, modalidades ventilatórias, análise gráfica (pressão, volume e fluxo) das modalidades. Índices, escalas, valores preditos e exames para desmame. Processo de desmame ventilatório na paciente pediátrico e neonatal.

DISCIPLINA 13 – VENTILAÇÃO MECÂNICA – PARTICULARIDADES NAS PRINCIPAIS DOENÇAS CARDIORRESPIRATÓRIAS

Ementa: Definição da ventilação mecânica, princípios, modos, modalidades ventilatórias, análise gráfica (pressão, volume e fluxo) das modalidades nas doenças cardiorrespiratórias (DPOC, Fibrose Cística, SARA/SDRA entre outras).

 

DISCIPLINA 14 – PRÁTICA SUPERVISIONADA I

Ementa: Capacitação do aluno a reconhecer, avaliar, tratar as diferentes situações clínicas em âmbito hospitalar (terapia intensiva, serviços de urgência, enfermarias.). Adequação das principais patologias à ventilação mecânica no adulto.

DISCIPLINA 15 – PRÁTICA SUPERVISIONADA II

Ementa: Capacitação do aluno a reconhecer, avaliar, tratar as diferentes situações clínicas em âmbito hospitalar (terapia intensiva, serviços de urgência, enfermarias.). Adequação das principais patologias à ventilação mecânica nem pediatria e neonatologia.

 

DISCIPLINA 16 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA E ESTATÍSTICA

Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de comunicações técnicas e científicas. Elaboração do projeto da monografia. Análisedos dados, tipos e formas de análise. Formas de apresentação dos resultados.

 

botao inscrio

MAIORES INFORMAÇÕES:

Fone: (14) 3302-6405/ (14) 3302-6487

WhatsApp: (14) 99905-1598

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.