Enfermagem em Gerontologia e Saúde do Idoso

Apresentação do Curso

GERONTOLOGIA E SAÚDE DO IDOSO

Profissionais das áreas de Saúde: enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, terapeutas, educadores em saúde, médicos.

Objetivo Geral:

Capacitação de Profissionais da Saúde, para o atendimento de qualidade ao paciente idoso e fundamentar as bases da Geriatria baseada em evidência e para pesquisa em Geriatria/Gerontologia e Saúde do Idoso. A missão social é permitir aos profissionais atuantes em Saúde do Idoso oferecerem as melhores práticas, baseadas em evidências.

Objetivos específicos:

Estabelecer as bases do conhecimento clínico e científico atual em relação aos cuidados com o indivíduo idoso no tocante à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de condições patológicas;

Estudar os aspectos políticos, sociais, psíquicos e familiares que envolvam a realidade do envelhecimento normal e patológico;

Explorar e priorizar abordagem multidisciplinar e multiprofissional no atendimento ao idoso, em como na promoção da saúde no envelhecimento, desenvolvendo o pensar e o raciocínio gerontólogicos;

Enfatizar a prevenção em toda a sua extensão primária, secundária e terciária e a promoção da saúde, na busca do envelhecimento saudável, funcional e sem incapacidades;

Estimular e fornecer as bases para a prática da Geriatria baseada em evidência, da pesquisa em Geriatria / gerontologia e ampliar a visão crítica em relação à produção científica disponível.

UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Segunda Quinzena de Agosto.

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

PERIDIOCIDADE DA OFERTA

Semestral

MODALIDADE

Profa. Dra. Helena de Fátima Bernardes Millani

CORPO DOCENTE

Mestres e Doutores altamente qualificados

DISCIPLINAS

1. Epidemiologia e Teorias do Envelhecimento

1. Políticas de Saúde e Modelos de AtendimentoGeriátrico/Gerontológico

1. Fisiologia do Envelhecimento

1. Propedêutica do paciente Idoso

1. Síndromes GeriátricasMetodologia Científica e Formação DidáticoPedagógica

1. Patologias dos Sistemas no Envelhecimento

1. Geriatria e Gerontologia na Prática Hospitalar,Ambulatório,

1. Pronto Atendimento e Saúde da FamíliaPromoção de Saúde e Prevenção de Doenças doIdoso

1. Programas de Socialização para os Idosos

1. Terminalidade e Cuidados Paliativos e Bioética

1. Importância da Família nos cuidados aos Idosos

1. Atividades Multidisciplinares;

Conforme a Resolução nº 01/2018 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete). Os Certificados de Especialização serão emitidos pelUNIFIO- Centro Universitáriodas Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

AVALIAÇÃO

Provas escritas e trabalhos individuais ou em grupo.

Ao final de cada disciplina e curso os alunos avaliam os professores, a coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas.

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

Isento

Consultar valor integral do curso

Política de descontos:

Valor integral do curso para pagamento até o dia 15;

10% desconto sobre o valor integral para pagamento até o dia 10;

20% desconto sobre o valor integral para convênios empresa com pagamento até o dia 10;

25% desconto sobre o valor integral para Ex Alunos FIO com pagamento até o dia 10;

25% desconto sobre o valor integral para grupos com pagamento até o dia 10;

30% desconto sobre o valor integral para alunos concluintes com pagamento até o dia 10.

1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*

1. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*

1. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)

1. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

1. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)

1. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*

1. Currículo*

1. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).