Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Médicos Veterinários

 

LOCAL DAS AULAS

FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

As aulas serão aos sábados e domingos, das 8h as 12h e das 13h as 17h realizadas em apenas 01 (um) Encontro Mensal respeitando os períodos de férias letivas.

 

DURAÇÃO

18 meses, não considerado o tempo para realização da monografia.

 

CARGA HORÁRIA

360 horas, além da carga horária destinada à elaboração da monografia.

 

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pela FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 35 (trinta e cinco) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos e a taxa de matrícula. Após a confirmação do início do curso, a taxa de matrícula não será devolvida ao aluno.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

a)   Uma Fotocópia do RG e do CPF

b)   Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

c)    Uma Fotocópia do Diploma de Graduação

d)   Uma Fotocópia do Histórico da Graduação

e)   Duas Fotos 3x4 recente

f)    Uma Fotocópia do Comprovante de Residência

g)   Curriculum Vitae

 

VALOR DA MATRICULA

R$ 95,00 (Noventa e cinco Reais)

 

*Monografia: A elaboração da monografia é individual e obrigatória, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES. O aluno deverá elaborá-la sob a orientação de um docente do curso que tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os docentes orientadores serão indicados pela Coordenação Pedagógica do curso. As monografias serão avaliadas por Banca Examinadora.  Os custos com orientação de monografia estão inclusos no valor das mensalidades do curso.

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Produção científica. Diferentes formas de se fazer pesquisa, metodologias e instrumentos de coleta de dados, formatação de projetos e relatórios de pesquisa. Postura e prática docente elaboração de projeto de conclusão de curso, marketing veterinário.

INTRODUÇÃO AO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Como funcionar um aparelho de raio – x, Interpretação semiológica e anatoradiográfica incidências e posicionamento dos animais , calibração dos aparelhos, demonstração dos equipamentos e treinamento nos mesmos.

INTRODUÇÃO A ULTRASSONOGRÁFIA VETERINÁRIA

Introdução a ultra-sonografia – histórico, física, formação da imagem ultra-sonográfica . Funções eletrônicas dos equipamentos. Demonstração dos equipamentos e treinamento nos mesmos . Imagens das estruturas normais e anomalias.

ANATOMIA RADIOGRÁFICA E ULTRASSONOGRÁFICA

Anatomia radiográfica, dos membros torácicos e pélvicos anatomia radiográfica e   avaliação da cabeça e arcada dentária avaliações radiográficas do abdomem , aspectos radiográfico e ultrasonográficos

OSTEOLOGIA – AFECÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E METABÓLICAS

Avaliação das afecções de desenvolvimento ( displasia coxofemural, legg calvé perthes, nupa,e metabólicas em pequenos e grande animais, osteodistrofias etc.)

OSTEOLOGIA – AFECÇÕES TRAUMÁTICAS

Afecções traumáticas.classificação das fraturas, avaliação e diagnóstico e suas complicações - osteomielites, não união e má união, artrites. Radiologia ortopédica- análises e interpretações radiográficas de casos.

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA CABEÇA

Incidências radiográficas da cabeça anatomia radiográfica e avaliação dentária análise radiograficas das afecções da cabeça interpretações de lesões e estudo de casos.

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA COLUNA

Avaliações radiográficas das lesões da coluna vertebral anatomia radiográfica. Radiologia neurológica interpretação semiológica e estudo de casos clínicos. O emprego   da   tomografia computadorizada nas afecções de coluna.

AVALIAÇÃO ULTRASONOGRÁFICA EM GRANDES ANIMAIS

Ultra- sonografia – imagens das estruturas normais e anomalias focais do sistema reprodutivo de equinos e bovinos

AVALIAÇÃO DO ABDÔMEN (RX E US) - TÉCNICAS DE CONTRASTE RADIOGRÁFICO. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DIGESTÓRIO.

Avaliação do abdomem, avaliações radiográficas das massas do sistema disgestório,      análise do esofago, estômago e intestinos – emprego e analise dos exames contrastado     ultra- sonografia – imagens das estruturas normais e anomalias focais e difusas do figado, vasos, vesícula biliar e esplenica.

AVALIAÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO (RX E US)

Ultra-sonografia do sistema urinário alto, rins e bexiga – imagens destas estruturas normais e anomalias focais e difusas –   avaliações   de casos clínicos, avaliação radiográfica dos rins exame contrastado, demostração da função renal.

DO SISTEMA REPRODUTOR DE PEQUENOS E GRANDES ANIMAIS (RX E US)

Avaliação radiográfica e ultrasonografica do sistema genital feminino ( útero e ovários) e masculino ( próstata, testículos), avaliação gestacional,

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DO TÓRAX – CARDIO (RX E US)

Avaliação radiográfica do sistema cardio vascular e cardíaco. Análise destas estruturas normais e com anomalias cardíacas. Análise de casos clínicos

14º MÓDULO: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO ELETROCARDIOGRAMA (ECG).

Análise das ondas e emprego do aparelho em pequenos animais, análise de casos clínicos.

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DO TÓRAX – RESPIRATÓRIO

Avaliação radiográfica do sistema respiratório. Análise dos diversos padrões pulmonares. Análise destas estruturas normais e   com anomalias focais e difusas. Análise de casos clínicos

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DAS AFECÇÕES DO SISTEMA LOCOMOTOR DOS EQUINOS.

Afecções traumáticas.classificação das fraturas, avaliação e diagnóstico e suas complicações - osteites, osteomielites, artrites.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEMS DOS ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS

Avaliação radiográfica e ultrasonográfica dos vários sistema, contenção radiográfica, avaliação e análise dos casos clínicos.

DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR

Conceituando currículo. Diferentes formas de currículo. As linguagens tecnológicas como forma de currículo. A produção de recursos didáticos na construção de um currículo contemporâneo. Multimeios, Informática na Educação, Educação à Distância, Processo avaliativo através das novas tecnologias. Softwares e Projetos de aprendizagem como uso das novas tecnologias.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

FIO – FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

Rodovia BR153 Km 339,42

Bairro Água do Cateto

Fone: (14) 3302-6405 / (14) 3302-6457 / Fax: (14) 3302-6401

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ourinhos – SP