Fertilidade do Solo e Nutrição de Animais

Apresentação do Curso

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em engenharia agronômica, engenharia florestal, zootecnia, medicina veterinária, biologia, técnicos agrícolas e áreas afins

PREVISÃO DE INÍCIO

Inscrições abertas

Primeira turma: Primeira quinzena de abril e

LOCAL DAS AULAS

UNI/FIO – Centro universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Sábados (8:00 às 13:00 e 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

DURAÇÃO

21 meses

CARGA HORÁRIA

450 horas + 3meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso

3 módulos de 150 horas

Obs.: Os cursos de pós-graduação poderão contar com atividades disponibilizadas de modo semipresencial em até 20% da carga horária das disciplinas, possibilitando um atendimento personalizado ao aluno, por intermédio de modernas tecnologias de informação e comunicação. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: portaria MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004 e decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005.

FREQUÊNCIA E REGIME DE APROVAÇÃO

Conforme a Resolução nº 01/2007 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete), inclusive na Monografia. As monografias serão defendidas pelo aluno e avaliadas por Banca Examinadora. Os Certificados de Especialização serão emitidos pelas FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

NÚMERO DE VAGAS

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

VALOR DA INSCRIÇÃO

Isento

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  1. Uma Fotocópia do RG e do CPF*
  2. Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
  3. Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
  4. Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
  5. Duas Fotos 3x4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
  6. Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
  7. Currículo*
  8. Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

Coordenação

Prof ª Dra Moniki Campos Janegitz

CORPO DOCENTE

Mestres, Doutores e pós Doutores altamente qualificados.

DISCIPLINAS E EMENTAS

Módulo 1

 

1 - Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos

Identificação dos principais aspectos da formação geológica do planeta Terra, sua morfologia, seus minerais e suas rochas formadoras dos solos agrícolas; Tipos de minerais e sua formação. Identificação dos minerais (propriedades físicas). Grupos minerais (classificação química). Intemperismo. Fatores de formação do solo. Distinguir os principais solos agrícolas; conhecer as classes de capacidade de uso dos solos e sua aplicação em propriedades agrícolas para produção.

2- Indicadores de Qualidade de Solo: Atributos Físicos, Químicos e Biológicos dos Solos Agrícolas

Conceitos teóricos e práticos da qualidade do solo em função do preparo e manejo de resíduos e matéria orgânica. Qualidade do solo em sistema de produção agrícola. Indicadores físicos, químicos e biológicos da qualidade do solo. Determinação – paisagem como indicador da qualidade do solo. Fauna do solo e microbiota como indicadores da qualidade além do seqüestro de C. Qualidade e manejo do solo e qualidade da água.

3 - Reação do solo, Calagem e Gessagem

Conceito de solo fértil; Composição do solo; Absorção e troca de íons; Reação do solo: conceito e importância; origem da acidez e da alcalinidade; influência sobre o crescimento das plantas; influência sobre a disponibilidade dos nutrientes; o poder tampão do solo. Acidez do solo e calagem: conceitos de acidez do solo; causas e tipos de acidez; componentes da acidez; correção da acidez do solo e a importância da gessagem em solos agrícolas.

4- Matéria Orgânica do Solo e Sistemas Integrados de Produção

Matéria orgânica do solo: composição química da matéria orgânica; respiração microbiana; decomposição da matéria orgânica e a humificação; conteúdo e distribuição no perfil; fatores que afetam o conteúdo no solo; efeitos da matéria orgânica sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo; manejo da matéria orgânica do solo.

5 - Microbiologia do solo Interações de organismos com plantas cultivadas

Natureza e ecologia da microbiota do solo. Ciclos dos elementos no solo e atuação da microbiota na absorção de nutrientes. Exsudação radicular e efeito em culturas, Microbiologia da rizosfera e suas interações com o meio além da rizodecomposição de C .

6 - Geoprocessamento Aplicado à Agricultura de Precisão e Manejo de Solos

Geoprocessamento aplicado a Agricultura de Precisão (AP); Técnicas de coleta e tratamento de dados georreferenciados; Estruturas básicas de dados; Noções de Cartografia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Manipulação e gerenciamento de dados por meio de ferramentas computacionais; Caracterização da variabilidade espacial de atributos de solo e de planta em áreas de lavoura comercial; Comparação da taxa variável com a taxa uniforme na aplicação de insumos; Amostragem de solo em Agricultura de Precisão (AP).

7 - Metodologia cientifica e Estatística Aplicada à Experimentação Agrícola

Técnicas de preparo de Trabalhos e eventos científicos, conceitos científicos. Experimentação agrícola e estatística experimental. Elaboração e apresentação de seminários. Escrita científica. Partes integrantes de trabalhos científicos: do resumo ao referencial teórico. Plágio. Técnicas de exploração e avaliação de experimentos

8 - Construção do Perfil do Solo em Solos do Cerrado.

Construção do perfil, camadas. Sistemas de manejo, construção de propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, visando agricultura sustentável.

Módulo 2

1 - Fisiologia e Metabolismo Nutricional das Plantas

Relações hídricas, Fotossíntese e produtividade, órgãos vegetais, absorção de solutos, transporte de solutos, nutrição mineral, crescimento e desenvolvimento vegetal, metabolismo vegetal, Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes (solo – clima – ambiente).

2 - Amostragem de solo e folha e Avaliação e Interpretação dos resultados em função da Fertilidade dos Solos.

Conceitos: Solo como sistema trifásico. Amostragem de solo e folha em diferentes sistemas de produção para fins de análise química, DRIS, parâmetros de interpretação de resultados, avaliação do estado nutricional das plantas.

3 - Fósforo no Solo e Planta

Fósforo no solo: Formas de P no solo, dinâmica do P no solo (ciclo do P), Fixação e precipitação do P, solubilidade, interação com outros nutrientes, mecanismos de absorção pelas plantas, função do P nas plantas,

4- Nitrogênio no solo e Planta

Nitrogênio no solo: formas de N no solo, dinâmica do N no solo (ciclo no solo), reação de nitrificação de desnitrificação, interação com outros nutrientes, mecanismos de absorção pelas plantas, função do N nas plantas.

5 - Potássio, Enxofre e Elementos Benéficos no Solo e Planta

Formas de K, S e elementos benéficos - dinâmica no solo (ciclo), processo de oxidação e redução do enxofre, lixiviação, interação com outros nutrientes, mecanismo de absorção pelas plantas, função destes nas plantas.

6 -Micronutrientes no Solo e Planta

Micronutrientes no solo, dinâmica, interação dos micronutrientes com a matéria orgânica, relação do pH e a disponibilidade de micronutrientes, Interação com outros nutrientes, mecanismos de absorção pelas plantas, função destes nas plantas.

Módulo 3

1 - Uso Eficiente de Fertilizantes e Novas Tecnologias

Fontes alternativas de nutrientes: adubação mineral e orgânica. Relação entre fontes de nutrientes e eficiência de uso na agricultura. Recomendação de fontes alternativas de nutrientes nos sistemas de produção agropecuários. Impactos ambientais: prevenção e controle.

2 - Adubação Foliar

Conceitos, princípios e métodos, absorção Foliar- Transporte e redistribuição- Fontes de fertilizantes:· Sais· Quelatizados- e Fatores que influenciam a adubação foliar como pH, preparo de calda, qualidade da água, entre outros.

3 - Sistemas para Cálculo do Balanço Nutricional e Recomendação de Adubação

Extração, exigência e exportação de nutrientes, balanço de nutrientes no solo, elementos essenciais, nível crítico, recomendação - análise de solo, diagnose foliar e diagnose visual

4 - Manejo e Adubação de cultivo em sistema protegido

Conceitos, técnicas e princípios da fertirrrigação. Técnicas, interpretação da análise de solo, manejo de corretivos e adubação em culturas (pimentão, tomate, babyleaf, morango, pepino, etc...).

5 - Manejo de Solo e Adubação em Culturas Anuais e Perenes

Técnicas, interpretação da análise de solo, manejo de corretivos e fertilizantes em grandes culturas (soja, cana de açúcar, milho, café, algodão, citrus, etc...).

6- Manejo de Solo e Adubação em Fruteiras de Clima temperado    

Técnicas, interpretação da análise de solo, manejo de corretivos e fertilizantes em frutíferas (abacate, manga, uva, banana, goiaba, etc...)

7- Adubação Orgânica: Compostagem, Adubação Verde e Atualidades em Relação às Novas Tecnologias

Introdução a compostagem; Compostagem de resíduos orgânicos; Microbiologia da compostagem; Métodos de compostagem; Aspectos ambientais; Benefícios da compostagem para agricultura. Uso de resíduos na agricultura.

botao inscrio

MAIORES INFORMAÇÕES:

Fone: (14) 3302-6405/ (14) 3302-6487

WhatsApp: (14) 99905-1598

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.