Farm 01

Apresentação do Curso

Perfil Profissiográfico do Bacharel em Farmácia - FIO

O Profissional formado nas FIO, deverá possuir uma formação generalista com competências e habilidades técnico-científica, ética e humanística, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
O aluno das FIO, graduar-se-á Bacharel em Farmácia. Como bacharel, poderá desempenhar atividades na área de farmácia, análises clínicas e toxicológicas, enfrentar os desafios das modernas tecnologias no setor industrial de medicamentos, cosméticos, alimentos, saneantes, domissanitários e produtos químicos.
Nos componentes específicos da área de Farmácia, o egresso formado nas FIO terá como perfil esperado a atuação em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual; a capacitação ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do farmacêutico-bioquímico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do graduado receber uma formação que lhe atribui competências e habilidades para atuar em todo âmbito profissional, a flexibilidade curricular lhe possibilitará o desenvolvimento de algumas habilidades mais específicas no área de atuação do farmacêutico-bioquímico. 
O profissional formado será capaz de exercer as seguintes atividades:

  • Pesquisa e desenvolvimento de fármacos de qualquer origem;
  • Preparo de medicamentos magistrais, oficinais e cosméticos dentro das boas normas de manipulação em farmácia;
  • Dispensação e orientação de uso de medicamentos e correlatos;
  • Interpretação e avaliação de prescrições;
  • Atuação em órgãos de regulamentação e fiscalização nas áreas de sua competência;
  • Desenvolvimento e utilização de sistemas de orientação e informação farmacológica, toxicológica, prevenção de doenças e promoção de saúde;
  • Planejamento, administração e gestão de estabelecimentos farmacêuticos;
  • Participação na formulação de políticas de saúde e em especial de medicamentos;
  • Consultorias, assessorias e perícias relacionadas à área das Ciências Farmacêuticas;
  • Planejamento e execução de projetos de pesquisa científica;
  • Aplicação da metodologia científica e análise e interpretação crítica de artigos científicos;
  • Identificação dos diversos marcadores de diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico;
  • Realização, interpretação e garantia de qualidade de análises clínicas e toxicológicas;
  • Avaliação de interferências de alimentos e medicamentos nos exames laboratoriais;
  • Orientação da escolha adequada do exame laboratorial para fins de diagnóstico das diferentes patologias incluindo intoxicações;
  • Desenvolvimento, produção e seleção de reagentes e métodos para análises clínicas e toxicológicas;
  • Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em Laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas;
  • Orientação e capacitação de equipes de trabalho em laboratórios, farmácias e indústrias.
  • Realização de perícias médico-legais;
  • Desenvolvimento, seleção e produção de insumos, fármacos sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos e correlatos;
  • Garantia e controle de qualidade de insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos;
  • Desenvolvimento e obtenção de produtos por processos biotecnológicos;
  • Avaliação das interações medicamentosas;
  • Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em estabelecimentos industriais nas áreas relativas à profissão.
  • Atuação em homeopatia e medicina alternativa.

Objetivos do curso
Promover a graduação de um farmacêutico, dentro das seguintes propostas:

  • Proporcionar formação geral técnico-científica, ética e humanística e desenvolver habilidades para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Garantir, através da fundamentação teórica e técnica, uma base para ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação;
  • Valorizar a prática como eixo organizador do currículo recebendo uma sólida formação básica que aborde as áreas de conhecimentos e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;
  • Promover a inserção do aluno nos cenários reais da atuação farmacêutica, e sua atuação de forma progressivamente responsável;
  • Valorizar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento de forma continuada, desenvolvendo, através da reflexão e da metodologia científica, o espírito crítico;
  • Desenvolver no profissional a competência para atuar e comunicar-se em equipe multidisciplinar, assumindo posições de gerência e liderança, de forma adequada à realidade no mercado de trabalho.

O curso de Farmácia das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), terá como objetivo formar o profissional farmacêutico-bioquímico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional. 
Competências e habilidades do Bacharel em Farmácia 
Competências e habilidades gerais 
O bacharel farmacêutico-bioquímico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de enfermidades, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem mostrar habilidades de comunicação verbal e não verbal, escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação. Devem ser accessíveis a diferentes públicos com diferentes níveis de formação. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
  • Domínio da Informação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Devem zelar pela confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre esses futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Competências e habilidades específicas
O bacharel farmacêutico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências específicas:

  • respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de enfermidades, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com máxima produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • reconhecer a saúde e condições dignas de vida como direitos e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • desenvolver assistência e atenção farmacêutica;
  • atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos;
  • atuar em vigilância sanitária, órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;
  • atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos e alimentos;
  • realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
  • identificar e avaliar as interações medicamentosas;
  • atuar em estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia;
  • atuar no desenvolvimento e operação de centros de informação de medicamentos e toxicológicos para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;
  • atuar na dispensação de medicamentos e produtos para a saúde;
  • participar na formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;
  • atuar na formulação e produção de medicamentos e cosméticos em qualquer escala;
  • atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público quanto do privado;
  • desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;
  • atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos obtidos por biotecnologia e nanotecnologia;
  • realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio-ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
  • atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
  • gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;

Concepção – Proposta Pedagógica
Como componentes específicos da área, o curso de Farmácia terá por objetivos:

  • focar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do profissional farmacêutico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, os conhecimentos que compõem o perfil profissional (incluindo questões sobre cidadania, ética e função social da profissão), as possibilidades da articulação teoria/prática e o desenvolvimento do processo pedagógico desejáveis para a formação na área da Farmácia;
  • entender o processo de formação como parte do processo de educação permanente;
  • pautar o processo de avaliação da área de Farmácia pela políticas setoriais de saúde, principalmente de medicamentos e assistência farmacêutica.
  • investigar os conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão.
  • investigar o domínio dos conhecimentos e as habilidades esperadas para o perfil profissional.

TURNO: Noturno

  • Curso: Graduação em Farmácia.
  • Grau Acadêmico: Bacharel em Farmácia.
  • Número de Vagas Anuais Ofertadas: 100 vagas

TURNO: Diurno

  • Curso: Graduação em Farmácia.
  • Grau Acadêmico: Bacharel em Farmácia.
  • Número de Vagas Anuais Ofertadas: 100 vagas

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria MEC/SERES nº135, de 01/03/2018, publicado no D.O.U de 02/03/2018

Coordenadora do Curso
Profª Ms. Cristiane Fátima Guarido

Conceito Preliminar do Curso (CPC) Nota de 1 a 5

Nota 4 

 

Conceito Institucional - Nota de 1 a 5

Nota 4

 

Valor da Mensalidade
Curso de Farmácia
 
 Botao-quero-mais-informacoes
 
 
***Valores já com desconto de pontualidade de 17,5%, efetuando o pagamento até o vencimento do boleto.

Grade do Curso

Matriz 2017
1°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Anatomia Humana I 36
Biologia Celular 72
Introdução a Ciências Farmacêuticas 36
Matemática 36
Metodologia Científica 36
Primeiros Socorros 36
Química Geral e Inorgânica 72
Saúde Pública 36
2°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Anatomia Humana II 36
Ciências Humanas e Sociais 36
Epidemiologia 36
Farmacobotânica 36
Físico-química 36
Genética 36
Histologia e Embriologia I 36
Química Analítica I 36
Química Orgânica I 72
3°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Assistência Farmacêutica I 36
Bioquímica I 36
Farmacognosia I 36
Fisiologia I 72
Histologia e Embriologia II 36
Microbiologia I 36
Química Analítica II 72
Química Orgânica II 36
4°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Assistência Farmacêutica II 36
Bioética 36
Biologia Molecular 36
Bioquímica II 36
Farmacognosia II 36
Fisiologia II 36
Microbiologia II 36
Patologia 36
Química Orgânica III 72
Estágio Supervisionado I - Práticas Laboratoriais 72
5°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Bromatologia I 36
Estágio Supervisionado II - Assistência Farmacêutica 120
Farmacologia I 72
Farmacotécnica I 72
Fitoterapia 36
Gestão Farmacêutica 36
Imunologia I 36
Parasitologia I 36
Química Farmacêutica I 36
6°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Bioestatística 36
Bromatologia II 36
Estágio Supervisionado III - Manipulação de Produtos 100
Farmacologia II 72
Farmacotécnica II 72
Imunologia II 36
Parasitologia II 36
Psicologia Aplicada à Farmácia 36
Química Farmacêutica II 36
7°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Atenção Farmacêutica I 36
Enzimologia 36
Estágio Supervisionado IV - Manipulação de Medicamentos 120
Farmácia Hospitalar e Clínica I 36
Farmacotécnica Homeopática I 36
Fluídos Corporais 36
Hematologia I 36
Microbiologia Clínica 36
Parasitologia Clínica 36
Tecnologia de Alimentos 36
Toxicologia I 36
8°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Atenção Farmacêutica II 36
Bioquímica Clínica I 36
Cosmetologia I 36
Deontologia e Legislação Farmacêutica 36
Farmácia Hospitalar e Clínica II 36
Farmacotécnica Homeopática II 36
Hematologia II 36
Imunologia Clínica 36
Tecnologia Farmacêutica I 36
Estágio Supervisionado V - Alimentos 120
Toxicologia II 36
9°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Bioquímica Clínica II 36
Citologia Clínica 36
Cosmetologia II 36
Estágio Supervisionado VI - Livre 60
Estágio Supervisionado VII - Análises Clínicas 100
Farmacoterapia I 36
Hematologia Clínica 36
Tecnologia Farmacêutica II 36
Trabalho de Conclusão de Curso 36
10°Termo
Nome da Disciplina Carga Hora
Controle de Qualidade 36
Farmacoterapia II 36
Gestão de Qualidade 36
Farmacoterapia II 36
Estágio Supervisionado VIII - Livre 60
Estágio Supervisionado IX - Análises Clínicas 110

Acesso aos docentes por diciplina pelo portal do Aluno: www.fio.edu.br/aluno

Corpo doecente da faculdade: http://fio.edu.br/site2013/index.php/pt/professores/1392-professores

Maiores informações: 0800 770 8788

 Ultima atualização dessa página em 06 de Abril de 2017.