Apresentação do Curso
Perfil Profissiográfico do Bacharel em Farmácia - FIO
O Profissional formado nas FIO, deverá possuir uma formação generalista com competências e habilidades técnico-científica, ética e humanística, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
O aluno das FIO, graduar-se-á Bacharel em Farmácia. Como bacharel, poderá desempenhar atividades na área de farmácia, análises clínicas e toxicológicas, enfrentar os desafios das modernas tecnologias no setor industrial de medicamentos, cosméticos, alimentos, saneantes, domissanitários e produtos químicos.
Nos componentes específicos da área de Farmácia, o egresso formado nas FIO terá como perfil esperado a atuação em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual; a capacitação ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do farmacêutico-bioquímico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do graduado receber uma formação que lhe atribui competências e habilidades para atuar em todo âmbito profissional, a flexibilidade curricular lhe possibilitará o desenvolvimento de algumas habilidades mais específicas no área de atuação do farmacêutico-bioquímico.
O profissional formado será capaz de exercer as seguintes atividades:
- Pesquisa e desenvolvimento de fármacos de qualquer origem;
- Preparo de medicamentos magistrais, oficinais e cosméticos dentro das boas normas de manipulação em farmácia;
- Dispensação e orientação de uso de medicamentos e correlatos;
- Interpretação e avaliação de prescrições;
- Atuação em órgãos de regulamentação e fiscalização nas áreas de sua competência;
- Desenvolvimento e utilização de sistemas de orientação e informação farmacológica, toxicológica, prevenção de doenças e promoção de saúde;
- Planejamento, administração e gestão de estabelecimentos farmacêuticos;
- Participação na formulação de políticas de saúde e em especial de medicamentos;
- Consultorias, assessorias e perícias relacionadas à área das Ciências Farmacêuticas;
- Planejamento e execução de projetos de pesquisa científica;
- Aplicação da metodologia científica e análise e interpretação crítica de artigos científicos;
- Identificação dos diversos marcadores de diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico;
- Realização, interpretação e garantia de qualidade de análises clínicas e toxicológicas;
- Avaliação de interferências de alimentos e medicamentos nos exames laboratoriais;
- Orientação da escolha adequada do exame laboratorial para fins de diagnóstico das diferentes patologias incluindo intoxicações;
- Desenvolvimento, produção e seleção de reagentes e métodos para análises clínicas e toxicológicas;
- Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em Laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas;
- Orientação e capacitação de equipes de trabalho em laboratórios, farmácias e indústrias.
- Realização de perícias médico-legais;
- Desenvolvimento, seleção e produção de insumos, fármacos sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos e correlatos;
- Garantia e controle de qualidade de insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos;
- Desenvolvimento e obtenção de produtos por processos biotecnológicos;
- Avaliação das interações medicamentosas;
- Gerenciamento, responsabilidade técnica ou exercício de funções especializadas em estabelecimentos industriais nas áreas relativas à profissão.
- Atuação em homeopatia e medicina alternativa.
Objetivos do curso
Promover a graduação de um farmacêutico, dentro das seguintes propostas:
- Proporcionar formação geral técnico-científica, ética e humanística e desenvolver habilidades para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;
- Garantir, através da fundamentação teórica e técnica, uma base para ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação;
- Valorizar a prática como eixo organizador do currículo recebendo uma sólida formação básica que aborde as áreas de conhecimentos e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;
- Promover a inserção do aluno nos cenários reais da atuação farmacêutica, e sua atuação de forma progressivamente responsável;
- Valorizar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento de forma continuada, desenvolvendo, através da reflexão e da metodologia científica, o espírito crítico;
- Desenvolver no profissional a competência para atuar e comunicar-se em equipe multidisciplinar, assumindo posições de gerência e liderança, de forma adequada à realidade no mercado de trabalho.
O curso de Farmácia das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), terá como objetivo formar o profissional farmacêutico-bioquímico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional.
Competências e habilidades do Bacharel em Farmácia
Competências e habilidades gerais
O bacharel farmacêutico-bioquímico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências gerais:
- Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de enfermidades, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
- Comunicação: os profissionais de saúde devem mostrar habilidades de comunicação verbal e não verbal, escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação. Devem ser accessíveis a diferentes públicos com diferentes níveis de formação. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
- Domínio da Informação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Devem zelar pela confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre esses futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Competências e habilidades específicas
O bacharel farmacêutico formado nas Faculdades Integradas de Ourinhos, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências específicas:
- respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de enfermidades, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
- atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com máxima produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- reconhecer a saúde e condições dignas de vida como direitos e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- desenvolver assistência e atenção farmacêutica;
- atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos;
- atuar em vigilância sanitária, órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;
- atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos e alimentos;
- realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
- identificar e avaliar as interações medicamentosas;
- atuar em estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia;
- atuar no desenvolvimento e operação de centros de informação de medicamentos e toxicológicos para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;
- atuar na dispensação de medicamentos e produtos para a saúde;
- participar na formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;
- atuar na formulação e produção de medicamentos e cosméticos em qualquer escala;
- atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público quanto do privado;
- desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;
- atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos obtidos por biotecnologia e nanotecnologia;
- realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio-ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
- atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
- gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
Concepção – Proposta Pedagógica
Como componentes específicos da área, o curso de Farmácia terá por objetivos:
- focar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do profissional farmacêutico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, os conhecimentos que compõem o perfil profissional (incluindo questões sobre cidadania, ética e função social da profissão), as possibilidades da articulação teoria/prática e o desenvolvimento do processo pedagógico desejáveis para a formação na área da Farmácia;
- entender o processo de formação como parte do processo de educação permanente;
- pautar o processo de avaliação da área de Farmácia pela políticas setoriais de saúde, principalmente de medicamentos e assistência farmacêutica.
- investigar os conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão.
- investigar o domínio dos conhecimentos e as habilidades esperadas para o perfil profissional.
TURNO: Noturno
- Curso: Graduação em Farmácia.
- Grau Acadêmico: Bacharel em Farmácia.
- Número de Vagas Anuais Ofertadas: 100 vagas
TURNO: Diurno
- Curso: Graduação em Farmácia.
- Grau Acadêmico: Bacharel em Farmácia.
- Número de Vagas Anuais Ofertadas: 100 vagas
Reconhecimento
Reconhecido pela Portaria MEC/SERES nº135, de 01/03/2018, publicado no D.O.U de 02/03/2018
Coordenadora do Curso
Profª Me. Cristiane Fátima Guarido
Conceito Preliminar do Curso (CPC) Nota de 1 a 5
Nota 4
Conceito Institucional - Nota de 1 a 5
Nota 4
Grade do Curso
Matriz 2017 | |
1°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Anatomia Humana I | 36 |
Biologia Celular | 72 |
Introdução a Ciências Farmacêuticas | 36 |
Matemática | 36 |
Metodologia Científica | 36 |
Primeiros Socorros | 36 |
Química Geral e Inorgânica | 72 |
Saúde Pública | 36 |
2°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Anatomia Humana II | 36 |
Ciências Humanas e Sociais | 36 |
Epidemiologia | 36 |
Farmacobotânica | 36 |
Físico-química | 36 |
Genética | 36 |
Histologia e Embriologia I | 36 |
Química Analítica I | 36 |
Química Orgânica I | 72 |
3°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Assistência Farmacêutica I | 36 |
Bioquímica I | 36 |
Farmacognosia I | 36 |
Fisiologia I | 72 |
Histologia e Embriologia II | 36 |
Microbiologia I | 36 |
Química Analítica II | 72 |
Química Orgânica II | 36 |
4°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Assistência Farmacêutica II | 36 |
Bioética | 36 |
Biologia Molecular | 36 |
Bioquímica II | 36 |
Farmacognosia II | 36 |
Fisiologia II | 36 |
Microbiologia II | 36 |
Patologia | 36 |
Química Orgânica III | 72 |
Estágio Supervisionado I - Práticas Laboratoriais | 72 |
5°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Bromatologia I | 36 |
Estágio Supervisionado II - Assistência Farmacêutica | 120 |
Farmacologia I | 72 |
Farmacotécnica I | 72 |
Fitoterapia | 36 |
Gestão Farmacêutica | 36 |
Imunologia I | 36 |
Parasitologia I | 36 |
Química Farmacêutica I | 36 |
6°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Bioestatística | 36 |
Bromatologia II | 36 |
Estágio Supervisionado III - Manipulação de Produtos | 100 |
Farmacologia II | 72 |
Farmacotécnica II | 72 |
Imunologia II | 36 |
Parasitologia II | 36 |
Psicologia Aplicada à Farmácia | 36 |
Química Farmacêutica II | 36 |
7°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Atenção Farmacêutica I | 36 |
Enzimologia | 36 |
Estágio Supervisionado IV - Manipulação de Medicamentos | 120 |
Farmácia Hospitalar e Clínica I | 36 |
Farmacotécnica Homeopática I | 36 |
Fluídos Corporais | 36 |
Hematologia I | 36 |
Microbiologia Clínica | 36 |
Parasitologia Clínica | 36 |
Tecnologia de Alimentos | 36 |
Toxicologia I | 36 |
8°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Atenção Farmacêutica II | 36 |
Bioquímica Clínica I | 36 |
Cosmetologia I | 36 |
Deontologia e Legislação Farmacêutica | 36 |
Farmácia Hospitalar e Clínica II | 36 |
Farmacotécnica Homeopática II | 36 |
Hematologia II | 36 |
Imunologia Clínica | 36 |
Tecnologia Farmacêutica I | 36 |
Estágio Supervisionado V - Alimentos | 120 |
Toxicologia II | 36 |
9°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Bioquímica Clínica II | 36 |
Citologia Clínica | 36 |
Cosmetologia II | 36 |
Estágio Supervisionado VI - Livre | 60 |
Estágio Supervisionado VII - Análises Clínicas | 100 |
Farmacoterapia I | 36 |
Hematologia Clínica | 36 |
Tecnologia Farmacêutica II | 36 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 36 |
10°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
Controle de Qualidade | 36 |
Farmacoterapia II | 36 |
Gestão de Qualidade | 36 |
Farmacoterapia II | 36 |
Estágio Supervisionado VIII - Livre | 60 |
Estágio Supervisionado IX - Análises Clínicas | 110 |
Acesso aos docentes por diciplina pelo portal do Aluno: www.fio.edu.br/aluno
Corpo doecente da faculdade: http://fio.edu.br/site2013/index.php/pt/professores/1392-professores
Maiores informações: 0800 770 8788
Ultima atualização dessa página em 06 de Abril de 2017.