Apresentação do Curso
LEI 13.168 DE 06 DE OUTUBRO DE 2015,SENDO ESTES:
O curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Ourinhos foi estruturado tendo como base na Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de Novembro de 2001, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e a portaria N.0 1.518 de 14/06/2000 da Comissão de Especialistas de Ensino de Enfermagem.
Renovação de reconhecimento pela portaria MEC/SERES nº1, de 06/01/2012, publicado no D.O.U de 09/01/2012
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
O curso está organizado de forma a atender a Resolução CNE/CES Nº 4, de 6 de Abril de 2009, que em seu Artigo 1o e 2o, além da indicação no Quadro anexo a esta resolução, estabelece para o Curso de Graduação em Enfermagem, uma carga horária mínima de 4000 (Quatro mil) horas relógio (60 minutos) e que deve ser frequentada no prazo mínimo de 5 (cinco) anos, ou dez (10) semestres, para sua integralização.
REQUISITOS E OBJETIVO:
- Formar profissional e aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa para conseguir desenvolver ações, pautadas na realidade social, na qual está inserido, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e desta forma, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS, constitucionalmente assegurado para a população.
O Curso de Enfermagem das FIO, está voltado para a formação de um profissional ético e competente tecnicamente, sem prejuízo humanístico e apto, para participar efetivamente das transformações sociais desta região.
I - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de Conforme Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001, dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do Enfermagem, os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem. Desta maneira, os conteúdos estão subdivididos conforme o Artigo 6o da referida Resolução e desdobrar-se-ão em:
base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem.
II - Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.
III - Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se:
a) Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo.
b) Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem.
c) Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem.
d) Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem.
LINHA DE PESQUISA E AÇÕES FORMAIS DO CURSO DE ENFERMAGEM DAS FIO
Foram elencados vários componentes curriculares para se tornarem prospectivos á linhas de ajusto, ações de formação em pesquisa, demandados conforme aspectos legais e dispostos na LDB e habilidades e competências do curso, aos quais envolvem tais princípios relacionados com estes conteúdos, sendo: “Ética e Atuação Profissional em Enfemagem”; “Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; “Psicologia Aplicada à Enfermagem”; “Antropologia Filosófica e Sociologia”, “LIBRAS-Linguagem Brasileira de Sinais” e “Relações Interpessoais no Exercício Profissional de Enfermagem”.
QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES:
Os docentes possuem capacitação técnica e cientifica para que seja prontamente qualificados ao que propões os processos do Educador em Enfermagem das FIO, sendo:
EDUCADOR – pessoa que deve ser mediadora do conhecimento, valorizando a história de vida do educando. É um profissional comprometido com a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão/assistência, tendo em vista despertar as potencialidades do educando para o exercício da enfermagem (Freire, 2002).
RECURSOS DISPONIVEIS:
Salas de Aula:
Para o funcionamento do curso, que funcionará em turno diurno e integral estão disponíveis 80 salas de aula com Área de 80 m2; cada uma com as seguintes configurações instaladas:
- Instalações: 1 lousa verde para giz, 1 mesa para professor, 1 cadeira, 50 carteiras universitárias;
- Equipamentos disponíveis: 1 tela para projeção Multimídia, 1 retroprojetor, 1 aparelho de projeção multimídia (data-show) com 2000 lumens.
LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS BÁSICAS (Já construídos e dispníveis na IES)
Laboratórios de Informática (3 laboratórios) - LABORATÓRIO L-10; 11 e L12 -Laboratórios de Informática
Laboratório L-01 - Laboratório de Química Orgânica, Inorgânica e Química Farmacêutica (Química I)
Laboratório L-03 - Laboratório de Anatomia
Laboratório L-05 – Laboratório de Biologia Aplicada
Laboratório L-06 - Laboratório Biologia Aplicada – Microscopia
Laboratório de Análises Clínicas - Setor de Bioquímica
Laboratório de Análises Clínicas - Setor de Microbiologia
Laboratório de Análises Clínicas -Setor de Parasitologia
LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR
Laboratório de Citologia e Histologia
CRITERIOS DE AVALIAÇAO
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O Processo de avaliação dentro do Curso de Enfermagem será orientada dentro de um enfoque formativo e de forma contínua, servirá à percepção, tanto do aluno quanto do professor, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos estudantes serão avaliados com base nos conhecimentos, habilidades, atitudes e conteúdos curriculares desenvolvidos, tendo como referência as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), previstas na Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001.
As avaliações do Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem das FIO seguirá os preceitos orientados no Art. 15o da Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001, especificamente em seu 1o e 2o.parágrafos.
Para tanto, são utilizadas metodologias ativas e critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem e do próprio curso, bem como desenvolver instrumentos que verifiquem a estrutura, os processos e os resultados, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com a dinâmica curricular definidos pela IES em que for implantado e desenvolvido.
O Curso de Bacharelado em Enfermagem deverá manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente na graduação, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico do Curso e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa contida no documento, por meio do domínio conceitual e pedagógico, que englobe estratégias de ensino ativas, pautadas em práticas interdisciplinares, de modo a assumirem maior compromisso com a transformação do curso de enfermagem, a ser integrada à vida cotidiana dos docentes, estudantes, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. A instituição deverá definir indicadores de avaliação e valorização do trabalho docente, desenvolvido para o ensino de graduação e para as atividades docentes desenvolvidas na comunidade ou junto à rede de serviços do SUS e na rede Privada de Atenção à Saúde.
O Curso de Enfermagem das FIO, desenvolverá e fomentará a participação dos Profissionais da Rede de Saúde em programa permanente de formação e desenvolvimento, com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de práticas do SUS e da qualidade dos cuidados à saúde da população, sendo este programa pactuado junto aos gestores municipais e estaduais de saúde nos Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde.
Em todos os semestres do período letivo, além das avaliações formais serão aplicadas as Provas Integralizadoras, que consistem em avaliações multidisciplinares, elaboradas em conjunto pelos docentes do semestre a serem aplicadas em cada turma. A proposta da avaliação integralizadora consiste em estimular não apenas a visão de totalidade em relação aos conteúdos ministrados, mas também, reforçar e potencializar a interdisciplinaridade dos conhecimentos. A Prova Integralizadora deve compor 20% da média do último bimestre de cada semestre.
Nesta nova Proposta para o Curso de Enfermagem das FIO, cada professor deve avaliar o aluno de acordo com seus critérios, respeitando as disposições do Regimento Interno da IES, para aprovação/reprovação dos seus referidos alunos. Fica aprovado direto (sem Exame) o aluno que tiver frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior à nota 7 (sete) por disciplina, no semestre.
O aluno que perder, por algum motivo, uma das avaliações bimestrais por componente curricular, poderá requerer segunda chamada para esta prova através de protocolo, na Secretaria Pedagógica, até no máximo 5 (cinco) dias após a realização da mesma.
Quando o aluno não alcançar a nota semestral mínima para aprovação igual a 7,0 (sete), poderá ser submetido ao Exame Final, conforme as normas fixadas pela Instituição, desde que sua média semestral, por disciplina, não seja inferior a 4,0 (quatro).
Serão aprovados somente os alunos em que o valor da média calculada entre os dois bimestres do semestre letivo (Média Semestral), somado ao valor da Prova de Exame, apresente média igual ou superior a 5,0 (cinco).
Além da média semestral igual à 4,0, para se submeter ao processo de EXAME, o aluno deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas.
Ainda, o aluno deverá obrigatoriamente, cumprir com as atividades acadêmico-científico-culturais, realizar todas as atividades do estágio obrigatório previstos no Programa de Estágio Supervisionado, elaborar e apresentar ao final do curso um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de Monografia.
CONTEXTOS ESTES CONTIDOS NO PPC.
Conceito Institucional - Nota de 1 a 5
Nota 4
Vagas
100 Vagas - Noturno.
Corpo docente do Curso
Docente | Titulação | Área de atuação e pesquisa |
Anderson Garcia | Doutor | Biológicas e da Saúde. |
André Luiz Moreira | Especialista | Enfermagem . |
Daniela Oliveira | Especialista | Enfermagem. |
Denise Botelho Pontes | Especialista | Enfermagem. |
Gilberto Severino | Mestre | Medicina e Saúde em Geral. |
Glaydson Reis | Especialista | Enfermagem. |
Helena Milani | Doutora | Psicologia e Enfermagem. |
Isabela Bazzo | Pós-doutorado | Ciências da terra, veterinária e saúde. |
Julio Agante | Mestre | Biologias, fisioterapia, humanas e saúde. |
Juliana Silva | Especialista | Enfermagem. |
Juliano Coimbra | Mestre | Enfermagem. |
Karina Trabuco | Mestra | Enfermagem, ciências sociais, humanas e saúde. |
Luciano Gatti | Doutor | Biomedicina, biológicas, saúde. |
Maria Emilia Braite | Mestre | Enfermagem. |
Marta Carnielli | Mestre | Enfermagem. |
Odair Francisco | Doutor | Biológicas e da Saúde. |
Rodrigo Barone | Mestre | Enfermagem. |
Rogerio Silva | Graduado | Enfermagem. |
Roberto Venerando | Mestre | Farmácia e ciências da saúde. |
Grade do Curso
Matriz 2017 | |
1°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
BIOLOGIA CELULAR | 80 |
HISTORIA DA ENFERMAGEM | 60 |
ANATOMIA HUMANA I | 100 |
BIOQUIMICA I | 80 |
EMBRIOLOGIA GERAL | 80 |
2°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
HISTOLOGIA GERAL | 80 |
BIOQUÍMICA II | 80 |
BIOLOGIA MOLECULAR | 40 |
ANATOMIA HUMANA II | 80 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 40 |
FISIOLOGIA HUMANA I | 80 |
3°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM | 40 |
PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 40 |
HISTOLOGIA DOS ÓRGÃOS | 40 |
GENÉTICA HUMANA | 80 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM | 40 |
MICROBIOLOGIA | 80 |
FISIOLOGIA HUMANA II | 80 |
4°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
FARMACOLOGIA BÁSICA | 80 |
DIDATICA NA SAÚDE | 40 |
BIOFÍSICA | 40 |
IMUNOLOGIA | 80 |
PARASITOLOGIA HUMANA | 80 |
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E SANITARIA | 40 |
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR (APH) | 40 |
5°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA APLICADA À ENFERMAGEM | 40 |
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA APLICADA À ENFERMAGEM | 40 |
SEMIOLOGIA, SEMIOTÉCNICA NA ENFERMAGEM | 120 |
SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE | 40 |
SAUDE COLETIVA I | 80 |
PATOLOGIA | 80 |
6°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
INGLÊS I | 40 |
CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO | 40 |
SAÚDE COLETIVA II | 80 |
BIOESTATÍSTICA APLICADA Á ENFERMAGEM | 40 |
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 100 |
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- SAE | 60 |
TOXICOLOGIA SOCIAL E CLÍNICA APLICADA A ENFERMAGEM | 40 |
7°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
INGLÊS II | 40 |
EPIDEMIOLOGIA | 40 |
ENFERMAGEM NO CUIDADO DO ADULTO E IDOSO | 120 |
ENFERMAGEM NO CUIDADO MATERNO E INFANTIL | 100 |
ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO | 100 |
8°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
INGLÊS III | 40 |
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E PSICOSSOCIAL | 40 |
SAÚDE DO HOMEM, DA MULHER E DO IDOSO | 100 |
ENFERMAGEM CIRÚRGICA | 80 |
ENFERMAGEM NO CUIDADO A CRIANÇA E NA HEBIÁTRIA | 100 |
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM | 40 |
9°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
INGLÊS IV | 40 |
OPTATIVA A-I | 40 |
POLITICAS PÚBLICAS DE SAÚDE | 80 |
ÉTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM | 80 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I | 480 |
TOTAL GERAL DO PERÍODO | 120 |
10°Termo | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM | 100 |
OPTATIVA A-II | 40 |
INGLES V | 40 |
TCC II | 40 |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 40 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM II | 480 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
Disciplinas Optativas | |
Nome da Disciplina | Carga Hora |
LIBRAS – LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 |
Acesso aos docentes por diciplina pelo portal do Aluno: www.fio.edu.br/aluno
Corpo doecente da faculdade: http://fio.edu.br/site2013/index.php/pt/professores/1392-professores
Maiores informações: 0800 770 8788
Ultima atualização dessa página em 06 de Abril de 2017.
Docente |
Titulação |
Área de atuação e pesquisa |
Anderson Garcia |
Doutor |
Biológicas e da Saúde. |
André Luiz Moreira |
Especialista |
Enfermagem . |
Daniela Oliveira |
Especialista |
Enfermagem. |
Denise Botelho Pontes |
Especialista |
Enfermagem. |
Gilberto Severino |
Mestre |
Medicina e Saúde em Geral. |
Glaydson Reis |
Especialista |
Enfermagem. |
Helena Milani |
Doutora |
Psicologia e Enfermagem. |
Isabela Bazzo |
Pós-doutorado |
Ciências da terra, veterinária e saúde. |
Julio Agante |
Mestre |
Biologias, fisioterapia, humanas e saúde. |
Juliana Silva |
Especialista |
Enfermagem. |
Juliano Coimbra |
Mestre |
Enfermagem. |
Karina Trabuco |
Mestra |
Enfermagem, ciências sociais, humanas e saúde. |
Luciano Gatti |
Doutor |
Biomedicina, biológicas, saúde. |
Maria Emilia Braite |
Mestre |
Enfermagem. |
Marta Carnielli |
Mestre |
Enfermagem. |
Odair Francisco |
Doutor |
Biológicas e da Saúde. |
Rodrigo Barone |
Mestre |
Enfermagem. |
Rogerio Silva |
Graduado |
Enfermagem. |
Roberto Venerando |
Mestre |
Farmácia e ciências da saúde. |