Apresentação

Avaliação Institucional e a CPA – Comissão Própria de Avaliação

Instituída pela Lei 10.861 de 14/04/2004, a Avaliação Institucional é uma modalidade avaliativa que tem como propósito a melhoria da qualidade  das atividades acadêmicas.

Essa lei criou o sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e, desde então, as instituições de Ensino Superior passam por dois processos avaliativos. Um interno e outro externo.

A avaliação interna ou a autoavaliação acontece na própria Instituição  por uma Comissão designada para isso – a CPA (Comissão Própria de Avaliação). E a Avaliação Externa é realizada por especialistas designados pelo MEC para acompanhamento e regulação dos cursos de graduação.

A Avaliação interna ou Institucional, por meio da CPA, realiza diversas pesquisas para produção de informações, monitoramento e reflexão acerca das dez dimensões institucionais relacionadas à sua atividade fim, ou seja, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Essa avaliação é de inteira responsabilidade da Instituição e, por meio dela, são coletados dados que, após análise produzem indicadores que orientam as ações gestoras da IES. Dessa forma, a própria instituição compreende a relação entre sua organização e a maneira como a comunidade acadêmica e externa reconhecem sua qualidade.

A CPA tem metodologia própria, mas avalia dez dimensões divididas em cinco eixos, que são:

Eixo 1 – Planeamento e Avaliação Institucional – Dimensão 8 (Planejamento e Avaliação)

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional – Dimensão 1 (Missão) e Dimensão 3 (Responsabilidade Social)

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas – Dimensão 2 (Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão), Dimensão 4 (Comunicação com a sociedade) e Dimensão 9 (Plano de atendimento aos discentes)

Eixo 4 – Política de Gestão – Dimensão 5 (Política de Pessoal), Dimensão 6 (Organização e Gestão da IES) e Dimensão 10 (Sustentabilidade Financeira)

Eixo 5 – Infraestrutura Física – Dimensão 7 (Infraestrutura física)

Para conhecer cada dimensão e cada eixo são realizadas análises de documentos e pesquisas junto a toda comunidade acadêmica. Esse processo é contínuo e, a cada ano são apresentados os resultados parciais e ao final de um ciclo, ou seja, três anos, há um relatório final apresentado a toda comunidade por meio do site das FIO.

Mas é importante destacar que o aperfeiçoamento e crescimento da instituição é fundamental para a melhoria constante da vida acadêmica e administrativa, por isso a participação de toda comunidade é indispensável. Participe!