Bibliotecas digitais - Livros de acesso aberto

The World Wide Web Virtual Library
A Biblioteca Virtual WWW (VL) é o catálogo mais antigo da Web , iniciado por Tim Berners-Lee, o criador do HTML e da própria Web, em 1991, no CERN, em Genebra. Ao contrário de catálogos comerciais, que é gerido por uma confederação de voluntários, que compilam páginas de links importantes para determinadas áreas em que são especialistas, mesmo que ele não é o maior índice da Web, as páginas de VL são amplamente reconhecidos como sendo entre as guias da mais alta qualidade para seções específicas da Web.
http://vlib.org/
   
The European Library - A Biblioteca Europeia
Busca simultânea nos acervos de livros, periódicos (digitais ou não) de 45 Bibliotecas Nacionais Européias. A busca é gratuita e recupera publicações de acesso livre e as de acesso restrito, que são liberados somente mediante pagamento.
http://www.theeuropeanlibrary.org/portal/index.html
   
Project Gutenberg Electronic Public Library
Livros, CDs, DVDs, Audio E-books, Partituras, Filmes, etc. de domínio público. Com 30 anos de existência, o Projeto Gutenberg traz obras em 16 diferentes idiomas. Seu acervo é composto por literatura universal, arquivos de música e ilustrações.
http://www.gutenberg.org/
Procedimentos: Pesquisa por Autor, Título, Língua ou últimos livros postados.
   
Books Google
Recupera a referência e/ou o livro em texto integral, de acesso gratuito, caso ja esteja em domínio público.
http://books.google.com
Procedimentos: Quando não estiver disponível em texto integral, remete aos catálogos de Bibliotecas. Utilize a BUSCA AVANÇADA.
   
Bibliomania
Livre à literatura e com mais de 2000 textos clássicos. Notas dos livros, biografia dos autores, sumários dos livros e obras de referência.
http://www.bibliomania.com/
Procedimentos: Pesquisar por autor ou título. Digitar palavras do título entre aspas duplas.