Sobre o NTEA

Logo NTEA SImples

Apresentação

O uso de recursos tecnológicos na educação tornou-se algo comum entre as instituições de ensino, que de alguma forma se apropriam dessas ferramentas para promover uma aproximação educacional entre docentes e discentes.

Na perspectiva de caminhar ao encontro dessa realidade, as Faculdades Integradas de Ourinhos criam em 12 de março de 2012 o NTEA - Núcleo Tecnológico de Educação Aberta, um departamento que apoia iniciativas pedagógicas de ensino e aprendizado mediados pelas tecnologias de informação e comunicação.

Neste núcleo serão discutidas situações de ensino e aprendizagem que englobem processos metodológicos inovadores focados na Educação a Distância/Educação Aberta que estimulem docentes e discentes a construírem conhecimento fazendo uso de recursos que possibilitem o encontro com o saber.

Dentro deste contexto voltado ao aprendizado coletivo, o NTEA-FIO visa criar situações de aprendizagem continuada para alunos, professores e colaboradores das Faculdades Integradas de Ourinhos, buscando a troca de informações entre os participantes criando um ambiente que possibilite compartilhar e gerir o conhecimento tácito que circula na faculdade.ead

Em Ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos e colaboradores das FIO passarão por situações de aprendizagem colaborativa e construção de significados, pois serão envolvidos em situações problemas e mobilizados à reflexões que ultrapassem o senso comum, e acabem possibilitando a todos a construção de argumentação e contra-argumentação, estimulando o desenvolvimento de procedimentos essenciais para a resolução de problemas contextualizados.

Enfim, o conjunto de atitudes coordenadas pelo NTEA-FIO promoverá uma maior integração entre os diferentes saberes num espaço para a realização da Educação Aberta, onde alunos, professores e colaboradores buscarão juntos, soluções para problemas do cotidiano pessoal, acadêmico e profissional.

pdfConheça o projeto na íntegra

Objetivos

• Gerar novas possibilidades de mediação de saberes junto aos professores por intermédio das Tecnologias de Informação e comunicação;
  • Entender como potencializar a aprendizagem significativa em ambientes alternativos de aprendizagem;
  • Construir competências relacionadas ao gerenciamento de tempo e administração estratégica de aprendizado;
  • Vivenciar situações de interação baseadas em contextos educacionais.

Gerar Conhecimento, Aprender ao Caminhar, Compartilhar Saberes.

icone Facebook Icone Twitter Icone Youtube